Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

17/08/2021 às 15:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Fedora Linux 35 terá Golang 1.17 e LLVM 13

Fedora 35 para dar suporte ao reinício de serviços do usuário em atualizações de pacotes.

A novidade nesta versão é o Fedora Kinoite - um ambiente KDE Plasma baseado na tecnologia rpm-ostree. Como o Fedora Silverblue, o Kinoite fornece atualizações atômicas e um sistema operacional imutável para maior confiabilidade. O Fedora Linux 35 se baseia na mudança para o PipeWire para gerenciamento de áudio, introduzindo o WirePlumber como o gerenciador de sessão padrão. O WirePlumber permite a personalização de regras para o roteamento de fluxos de e para dispositivos. Claro, há a atualização usual de linguagens de programação e bibliotecas: Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0 e mais!
1/5 - (1 vote)

Ao se atrasar no ciclo, o Comitê de Direção e Engenharia do Fedora aprovou algumas mudanças adicionais para o Fedora 35 a serem lançadas neste ano.

Em primeiro lugar, como de costume, o Fedora virá com a maior e mais recente cadeia de ferramentas do compilador LLVM disponível. O Fedora 35 está liberado para lançar o LLVM 13, que atualmente está passando por sua fase de candidato a lançamento e deve estar estável no final de setembro. O LLVM 13 oferece o melhor e mais recente trabalho de recursos do compilador para essa cadeia de ferramentas de código-fonte cada vez mais confiável.

O LLVM 13 no Fedora 35 complementa os últimos componentes da cadeia de ferramentas GNU também disponíveis, incluindo GCC 11.2, Glibc 2.34, GNU Binutils 2.37 e GDB 10.2.

Distribuição Fedora Linux 35 terá Golang 1.17 e LLVM 13

Distribuição Fedora Linux 35 terá Golang 1.17 e LLVM 13

O Fedora 35 também possui o Golang 1.17. O Golang 1.17 acaba de ser lançado na última segunda-feira com melhorias no compilador, incluindo uma nova maneira de passar argumentos de função e resultados. Esse trabalho do compilador deve render cerca de 5% de melhoria de desempenho e cerca de 2% de redução nos tamanhos binários para x86_64. Golang 1.17 também adiciona suporte a janelas ARM de 64 bits, gráficos de módulo podados e outras mudanças. Mais detalhes sobre Golang 1.17 por meio de seu anúncio de lançamento de ontem no Golang.org.

As últimas decisões do Comitê de Direção e Engenharia do Fedora (FESCo) podem ser encontradas nas atas de sua reunião.

A FESCo na semana passada também aprovou o suporte do Fedora 35 para reiniciar serviços de usuário em atualizações de pacotes .

O Fedora 35 está prestes a ser lançado no final de outubro. O prazo de conclusão de código 100% para F35 já é na próxima semana e o congelamento beta começa em meados de setembro.

Fedora 35 para dar suporte ao reinício de serviços do usuário em atualizações de pacotes

Embora o Fedora atualmente permita reiniciar os serviços do sistema automaticamente ao atualizar os pacotes para esses serviços, não houve essa capacidade para os serviços do usuário reiniciarem automaticamente como parte das atualizações de pacotes RPM. No entanto, agora está aprovada esta mudança para o Fedora 35.

A proposta de mudança para permitir que os serviços de usuário do Fedora reiniciem em atualizações de pacotes foi aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo). O Fedora não tinha a infraestrutura até agora para poder reiniciar os serviços do usuário em execução nas instâncias do usuário do systemd para acontecer nas atualizações RPM. Mas agora que as peças estão no lugar e o FESCo está garantido, isso pode começar a acontecer no Fedora 35.

Esta mudança não se aplica a todos os serviços de usuário por padrão, mas os mantenedores de pacotes do Fedora precisam optar por reiniciar o serviço de usuário por meio de seu script RPM. Em última análise, isso significa que serviços de usuário como o PipeWire podem reiniciar sem problemas ao atualizá-los por meio de atualizações RPM do Fedora, em vez de precisar fazer isso manualmente ou reiniciar o sistema para que a atualização tenha efeito.

Mais detalhes sobre o serviço de usuário aprovado do Fedora 35 reiniciando no suporte de atualização através da proposta de mudança do Fedora.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

1/5 - (1 vote)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.