A distribuição Fedora Linux 36 está chegando até abril de 2022 com muitas novidades. Agora, mais uma delas acaba de ser anunciada e o Fedora 36 vai mudar a fonte padrão do sistema. Os usuários já conhecem o Fedora por sempre estar na vanguarda das mudanças para distribuições Linux. Em relação a isso, nem sempre são mudanças técnicas profundas. Muitas vezes surgem apenas alterações cosméticas no sistema. Este parece ser o caso de agora, com o último lote de propostas de mudança para o Fedora 36. Portanto, devemos esperar uma alteração da fonte padrão em todo o sistema.
Atualmente o Fedora utiliza as fontes DejaVu para scripts europeus e de outros idiomas. No entanto, não são todos os idiomas do planeta que podem usar corretamente o DejaVu. Portanto, também há outras fontes envolvidas.
Distribuição Fedora Linux 36 vai mudar a fonte padrão do sistema
Com a chegada da nova versão do sistema Fedora Linux 36, o plano é ter todos os idiomas (ou o máximo possível) cobertos da mesma forma. Assim, para isso, eles vão usar o chamado Noto Fonts. Com isso, ao optar por todas as fontes Noto, espera-se uma renderização de texto muito mais consistente tanto na área de trabalho quanto nos aplicativos. Por outro lado, deixar de lado as fontes DejaVu como padrão pode levar a uma economia de aproximadamente 6 MB somente em relação à imagem de instalação.
Por muito tempo, usamos as fontes DejaVu como a fonte padrão para scripts europeus e de outros idiomas.
Do mesmo modo, alguns scripts de idioma não são cobertos pelo DejaVu e, portanto, têm outras fontes padrão. (Alguns idiomas como chinês, japonês e coreano, bem como Gurmukhi, Sinhala e emoji já usam fontes Noto por padrão há algum tempo.) Esta situação leva a inconsistências na renderização de texto em aplicativos e desktops, especialmente ao misturar caracteres diferentes conjuntos. Outras fontes Noto trazem algumas vantagens adicionais: as fontes geralmente são de qualidade superior e suportam fontes variáveis para a maioria dos scripts, tornando-os mais compactos.
Essa mudança visa fornecer melhor experiência e renderização de texto consistente em mais idiomas, substituindo DejaVu por Noto como o conjunto de fontes padrão do sistema geral.
Os seguintes pacotes serão instalados por padrão para substituir a cobertura do DejaVu:
- google-noto-sans-vf-fonts
- google-noto-serif-vf-fonts
- o google-noto-sans-mono-vf-fonts
- google-noto-sans-arabic-vf-fonts
- google-noto-sans-cherokee-vf-fonts
- o google-noto-sans-thaana-vf-fonts
- google-noto-sans-hebrew-vf-fonts
- google-noto-rashi-hebrew-vf-fonts
- o google-noto-sans-math-vf-fonts
- google-noto-sans-armenian-vf-fonts
- google-noto-serif-armenian-vf-fonts
- o google-noto-sans-canadian-aboriginal-vf-fonts
- google-noto-sans-georgian-vf-fonts
- google-noto-serif-georgian-vf-fonts
- o google-noto-sans-lao-vf-fonts
- google-noto-serif-lao-vf-fonts
- google-noto-serif-gurmukhi-vf-fonts
- e google-noto-serif-sinhala-vf-fonts
Assim, quem quiser mais detalhes sobre os planos do Fedora 36 para as fontes Noto deve consultar o link do Fedora Wiki.
Via Phoronix