Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/08/2021 às 11:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre

Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre.


O Debian 11 “Bullseye” está programado para ser lançado em meados de agosto. No entanto, esta manhã saiu o terceiro candidato a lançamento do instalador Debian Bullseye. Com esta atualização do instalador, há mais documentação para os usuários, informando-os sobre os riscos das placas de vídeo modernas e similares, que muitas vezes não funcionam, a menos que carreguem firmware que não seja considerado software livre. Portanto, a equipe da distribuição Linux melhora a documentação e lança uma nova versão do Debian Installer

Com muitos processadores gráficos modernos, incluindo os da AMD e até mesmo o driver Nouveau com gerações recentes de GPUs NVIDIA, muitas vezes há uma situação de não só ter a aceleração de hardware 3D não funcionando, mas até mesmo a configuração do modo de exibição pode falhar, levando a uma tela em branco ou conduzindo a tela não acelerada em uma resolução abaixo do ideal. 

Especialmente para GPUs mais recentes e monitores modernos, esses drivers de código aberto são inúteis sem os arquivos de firmware que podem ser redistribuídos publicamente, mas apenas binários e, portanto, não são considerados software livre. Existem situações semelhantes em que adaptadores de rede e outros componentes não funcionam sem carregar os arquivos de firmware do Linux, mas no caso das GPUs é um bloqueador se você nem mesmo tem um monitor funcionando para o seu desktop.

Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre

Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre.

Em vez de ir contra seus princípios, o Debian 11 continuará a ser distribuído sem os arquivos do firmware do linux por padrão. No entanto, eles decidiram adicionar documentação sobre dispositivos que requerem firmware. Também descreve como o Debian Installer é capaz de carregar os arquivos de firmware necessários de drives USB, se o usuário estiver interessado. Eles sentiram que pelo menos não “queriam deixar os usuários no escuro” sobre os problemas de telas que não funcionam devido à falta de firmware e, portanto, melhoraram sua documentação.

As imagens do instalador não-livre do Debian também foram melhoradas em relação ao manuseio do firmware. O Debian Installer Bullseye RC3 também foi atualizado para a revisão Linux 5.10 LTS e outras pequenas melhorias foram feitas, conforme descrito no anúncio de lançamento de hoje.

Lançamento do Debian 11

A equipe de lançamento do Debian anunciou a data oficial de lançamento da versão estável planejada para a distribuição Linux Debian 11. De acordo com o novo calendário que acaba de sair, os desenvolvedores de uma das mais famosas e queridas distribuições Linux pretendem lançar o Debian 11.0 “Bullseye” no sábado, 14 de agosto.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.