Notícias

24/09/2021 às 14:00

11 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada

Vários sabores da distribuição também tiveram sua versão beta.

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada

Dentro de apenas algumas semanas teremos a estreia oficial da versão estável do novo Ubuntu 21.10. No entanto, acaba de sair um lançamento também importante. A distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta acaba de ser lançada junto com vários sabores derivados. Portanto, o Ubuntu 21.10 beta já está disponível para download. Desenvolvedores e não desenvolvedores podem continuar com o “Impish Indri” para testá-lo antes de um lançamento estável em 14 de outubro de 2021. Aqueles que instalarem o Ubuntu 21.10 beta podem atualizar para a versão final (quando chegar) apenas fazendo todas as atualizações.


Um dos sabores que fez o anúncio da chegada da versão beta foi o Ubuntu Cinnamon Remix. Você pode ler e baixar a ISO neste link.

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada. Conheça os principais recursos

A mudança principal do Ubuntu 21.10 é a inclusão do GNOME 40 e seu novo fluxo de trabalho horizontal. A visão geral de ‘Atividades’ agora é um selecionador de janela e um alternador de espaço de trabalho. Você pode acessar a tela clicando no rótulo ‘atividades’ na barra superior ou tocando uma vez na tecla Super.

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada

O Ubuntu Dock ainda está presente no lado esquerdo da tela o tempo todo e tem dois novos itens: uma lata de lixo e um separador.

O separador divide os aplicativos fixados dos aplicativos em execução. Uma nova configuração está disponível em Configurações> Aparência permite que você escolha em qual monitor o dock será exibido.

Clicar no ícone de grade na parte inferior do Ubuntu Dock abre um lançador de aplicativos com nova aparênciaAssim como a tela Atividades e áreas de trabalho, ela também se move horizontalmente (ou seja, esquerda/direita) e inclui miniaturas interativas de áreas de trabalho ativas:

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada
O novo lançador de aplicativo horizontal

Novos gestos de trackpad também estão disponíveis para entrar/sair da visão geral, alternar espaços de trabalho e mover-se entre as páginas no inicializador de aplicativos.

O Ubuntu 21.10 usa o tema Yaru Light por padrão. A antiga versão ‘mista’ não está mais disponível. As alterações do tema são refletidas no painel de configurações de Aparência, que oferece apenas duas opções: claro ou escuro.

Outros ajustes visuais incluem um novo papel de parede padrão, um par de papéis de parede de fotos escolhidos pela comunidade e alguns ícones de aplicativos atualizados.

Versões atualizadas do software principal são naturalmente incluídas, como Mozilla Firefox 93Thunderbird 91 e o lançamento pontual do LibreOffice 7.2.1 mais recente.

Nenhuma grande surpresa nisso. O Ubuntu sempre carrega as últimas versões estáveis.

O que pode surpreender alguns é descobrir que o Firefox agora é um aplicativo Snap. Embora a versão pré-beta também tenha vindo com a versão repo do famoso navegador instalada, o plano é que a versão Firefox Snap seja a única padrão no próximo mês.

Já em relação aos Snaps, o aplicativo Software Snap (um fork do GNOME Software) foi transferido para a versão 40. Além de marcar alguns ajustes de desempenho (muito necessários), o uplift também introduz uma nova barra lateral. 

O Snap Store atualizado

As peculiaridades do software não param por aí, pois o Ubuntu 21.10 inclui alguns aplicativos do GNOME 41CalendárioMonitor do Sistema e Utilitário de Disco GNOME.

Então, por que isso? Esta versão do Calendário adiciona suporte para importação .ics e permite que o aplicativo seja definido como o aplicativo de calendário padrão – algo que anteriormente exigia a edição de um arquivo oculto!

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Beta lançada

O gerenciador de arquivos Nautilus ganha alguns novos recursos como parte de seu aprimoramento, incluindo a extração .zip embutida (que também oferece suporte a arquivos .zip protegidos por senha), melhor resolução de conflito de arquivos e um painel de preferências simplificado.

GNOME 40 para todos

O Ubuntu 21.10 traz o desktop GNOME 40 para mais pessoas, embora com um toque do Ubuntu. O ajuste não é perfeito (a tela Activities parece desequilibrada e os pods do espaço de trabalho não têm sombras), mas é uma tentativa sólida de adaptar o fluxo de trabalho horizontal do GNOME 40 para se adequar à identidade do Ubuntu.

Complementando a elevação da interface do usuário está uma variedade mais recente de software, suporte Wayland para usuários de hardware NVIDIA, novos gestos multitoque e o kernel Linux 5.13. O lançamento é conhecido de Impish. O Ubuntu 21.10 está se preparando para ser um grande e importante lançamento.

Baixe o Ubuntu 21.10 Beta

Portanto se você estiver bem curioso, pode baixar o Ubuntu 21.10 do servidor de lançamento do Ubuntu clicando no botão laranja grande. Isso irá disponibilizar o beta mais recente da imagem  .iso (pesando nada menos que 3,1 GB). Porém, vale a pena testar se vale a pena ter a nova versão antes da chegada da versão estável oficial. Para fazer isso, clique no link abaixo:

Faça download do Ubuntu 21.10 Beta (.iso de 64 bits)

Fonte OMG Ubuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.