As versões LTS do Ubuntu xx.04.2 tendem a ser um pouco mais importantes para usuários de suporte de longo prazo. Isto porque incluem a pilha “HWE” de habilitação de hardware portada com kernel Linux atualizado da versão não-LTS mais recente. O lançamento do Ubuntu 22.04.2 LTS estava previsto para 9 de fevereiro com essa pilha mais atual. No entanto, agora foi adiado para o final do mês devido a problemas técnicos. Assim, a distribuição Ubuntu Linux 22.04.2 LTS só deve sair no final de fevereiro devido a problemas de kernel
O Ubuntu 22.04.2 LTS foi adiado por alguns problemas imprevistos do compilador e DKMS (Dynamic Kernel Module Support) com o mais recente kernel Linux 5.19 definido para ser oferecido como sua atualização de pilha HWE.
O kernel Linux 5.19 é do Ubuntu 22.10 e uma opção mais recente para usuários do Ubuntu 22.04 LTS do que o kernel Linux 5.15 padrão se precisar de suporte de driver de hardware mais recente, como para processadores gráficos mais recentes, hardware WiFi e outros hardwares mais recentes habilitados apenas após a versão 5.15 . Além disso, entre o Linux 5.15 e 5.19 houve muitas otimizações de kernel e outras melhorias que serão de interesse para alguns usuários do Ubuntu LTS.
Ubuntu 22.04.2 LTS adiado para o final de fevereiro devido a problemas de kernel
Além dos problemas do compilador e do DKMS em torno do backport do kernel Linux 5.19 para o Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu 22.04.2 também foi adiado devido a um shim assinado atualizado. A atualização shim 15.7 do Ubuntu acaba revogando todas as chaves usadas atualmente e eles renunciaram ao fwupd e GRUB com novas chaves de assinatura. Para evitar potencialmente quebrar a capacidade de alguns sistemas bloqueados de atualizar para o Ubuntu 22.04.2 e ainda ter um sistema de inicialização em um ambiente seguro, eles precisam de mais tempo para fazer a transição nas atualizações. Esta postagem da lista de discussão cobre as dificuldades que estão sendo trabalhadas ao lidar com a atualização do shim e fazer a transição para as novas chaves.
Como tal, a Canonical decidiu e anunciou hoje que o Ubuntu 22.04.2 LTS está sendo adiado de 9 de fevereiro para 23 de fevereiro. Eles acham que as duas semanas extras lhes darão tempo para trabalhar adequadamente com esses problemas e fornecer um lançamento de ponto de qualidade – completo com a nova opção de pilha HWE.