Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

02/08/2021 às 16:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuições Linux voltam a ocupar 1% do marketshare da plataforma Steam

Valve lança atualização importante Steam com nova página de downloads e melhorias no Linux

A Valve não apenas anunciou o Steam Deck em julho, mas a participação no mercado geral de jogos em distribuições Linux. Assim, de acordo com a Steam Survey, também atingiu um pico em vários anos. Segundo esta pesquisa, as distribuições Linux voltam a ocupar 1% do marketshare da plataforma Steam.

De acordo com os números do Steam Survey divulgados recentemente para julho de 2021, o Steam no Linux atingiu uma participação de mercado de 1,0%, ou um aumento de + 0,14% em relação ao mês anterior. Esta é a maior participação de mercado do Steam no Linux em vários anos.

Desde as baixas anteriores ao lançamento do Steam Play (Proton), então houve um aumento gradual na participação de mercado. Quando o Steam no Linux foi lançado pela primeira vez, havia cerca de 2% de participação no mercado do Linux antes de diminuir gradualmente. Na época em que o Steam estreou para Linux, a base geral de clientes do Steam também era muito menor do que é hoje.

Distribuições Linux voltam a ocupar 1% do marketshare da plataforma Steam

Distribuições Linux voltam a ocupar 1% do marketshare da plataforma Steam

Há muitas críticas em relação a esta medição. Enquanto muitos acreditam que o Steam Survey é impreciso ou tendencioso (ou apenas buggy no sentido de alertar os usuários do Linux para participarem da pesquisa), esses números iniciais para julho são positivos em atingir a marca de 1,0%. Foi um bom período com o índice variando em torno de 0,8 a 0,9%, principalmente nos últimos três anos.

O Steam Deck não será lançado até o final do ano, então veremos como o número oscila até lá. Pode ser que alguns tenham decidido tentar novamente os jogos Linux após o anúncio da Valve em julho ou também pode ser apenas uma combinação de fatores, dados os meses de férias, muitos ainda recolhidos em meio à pandemia de COVID-19, ou como às vezes é o caso Valve posteriormente revisa os números após determinar que a atualização mensal inicial estava incompleta.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer, diz o aviso da página da pesquisa.

A pesquisa mostra ainda que o Windows continua liderando disparado, com 96,49% de participação. Mesmo assim, isso representa uma queda de 0,70% em relação ao mês anterior. O Windows 10 de 64 bits responde sozinho por 89,66% do total. Em seguida, vem o Windows 7, com mais de 5% do marcado.

Veja os resultados da Pesquisa Steam na íntegra em steampowered.com.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.