Distribuições são atualizadas: Linux Lite, RHEL, Zentyal, PrimTux, Selks e FreeBSD

Um grande número de distribuições recebeu atualizações recentes. Foi o caso do Fedora e do Manjaro. Porém, outras menos utilizadas também receberam novidades recentes. Distribuições são atualizadas: Linux Lite, RHEL, Zentyal, PrimTux, Selks e FreeBSD.

Linux Lite

Linux Lite desktop

O desenvolvedor Jerry Bezencon anunciou o lançamento do Linux Lite 4.2. Esta é a versão mais recente da distribuição  que utiliza o desktop Xfce e é baseada no Ubuntu 18.04 LTS.  Esta versão tem uma adição do Redshift, aplicativo que ajusta a temperatura de cor do monitor do computador com base na hora do dia.

Pense nisso como “refinamento” e não como “grande atualização”. Existem alguns novos papéis de parede e alguns pequenos ajustes aqui e ali. 

Leia o resto do anúncio de lançamento para obter mais informações e capturas de tela.

Baixar Linux Lite

RHEL

Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 6.10

Já noticiamos aqui a atualização do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 7.6. A Red Hat, uma empresa Linux recentemente adquirida pela IBM , anunciou o lançamento. Esta é a atualização mais recente do produto de distribuição do Linux destinado a implantações em nuvens bare-metal, virtuais, conteinerizadas, privadas e públicas.

Como de costume, a nova versão vem com vários aprimoramentos de segurança, incluindo um novo “Trusted Platform Module“.

A segurança continua sendo um desafio-chave constante para muitos departamentos de TI. Para melhor atender a essas necessidades de segurança de TI, o Red Hat Enterprise Linux 7.6 apresenta os módulos de hardware do Trusted Platform Module (TPM) 2.0 como parte da NBDE (Network Bound Disk Encryption). Isso fornece duas camadas de segurança para operações de nuvem híbrida para ajudar a manter as informações fisicamente mais seguras.

O mecanismo baseado na rede (NBDE) fornece segurança em ambientes de rede, enquanto o TPM trabalha no local para adicionar uma camada adicional, vinculando discos a sistemas físicos. O Red Hat Enterprise Linux 7.6 também facilita o gerenciamento de firewalls com melhorias em nftables.

Consulte o press release da empresa e as notas detalhadas da versão para obter mais informações. Uma edição de avaliação de 30 dias do RHEL 7.6 para servidores e estação de trabalho pode ser baixada do site da empresa.

Zentyal

José Antonio Calvo anunciou o lançamento do Zentyal Server 6.0, uma nova atualização importante da distribuição baseada no Ubuntu. O projeto foi criado para implementações fáceis como um servidor. O Zentyal Server 6.0 possui interoperabilidade nativa do Microsoft Active Directory. O Zentyal Server 6.0 é baseado no mais recente Ubuntu Sever 18.04.1 LTS e vem com as versões mais recentes do software integrado. 

Os novos recursos e melhorias mais importantes incluem:
  • kernel Linux 4.15 com suporte para hardware mais recente; 
  • Samba 4.7;
  • novo módulo RADIUS; 
  • novo módulo do Virtualization Manager. 

Além disso, essa nova versão principal vem com importantes correções de erros e melhorias de usabilidade. As mudanças são principalmente no núcleo, no instalador e também nos módulos OpenVPN e antivírus. Pacotes para o Zentyal 5.x serão lançados nos próximos dias, fornecendo o botão de atualização no painel. 

Veja o breve comunicado de lançamento e o changelog detalhado para mais informações. A edição de “desenvolvimento” de Zentyal é fornecida como um download gratuito aqui: zentyal-6.0-development-amd64.iso (854MB, MD5pkglist). Também disponível no OSDisc .

PrimTux

PrimTux é uma distribuição baseada no Debian desenvolvida por uma pequena equipe de professores e entusiastas da computação no ambiente educacional. O último lançamento da distribuição é o PrimTux 4, que unifica a aparência dos ambientes de desktop e facilita a personalização do HandyMenu. O anúncio de lançamento do projeto (em francês) também informa atualizações para o controle dos pais.

Uma tradução do anúncio diz:

O e2guardian substitui o DansGuardian, o Privoxy substitui o Tinyproxy. O mesmo navegador é usado para todos porque a filtragem é feita no nível do usuário no modo transparente. O tráfego HTTPS é filtrado, os intervalos de tempo de uso podem ser aplicados. Nesse caso, um processador multicore é recomendado. DansGuardian e Tinyproxy são usados, o HTTPS é filtrado pelo proxy. Uniformidade da área de trabalho: todas as versões do PrimTux têm os mesmos desktops. 

A nova versão da distribuição PrimTux vem em três variantes separadas. Uma baseada no Debian 8 (apenas i686) e duas no Debian 9 (i686 e x86_64); a última inclui uma edição com softwhare de controle de conteúdo DasnGuardian (DG) e uma edição separada, rotulada como “CTP”, que fornece regras de controle parental mais abrangentes.

Download (senha do administrador) PrimTux4-Debian9-amd64-DG-20181023.hybrid.iso (2.941MB, MD5 , pkglist ), PrimTux4-Debian9-amd64-CTP-20181023.hybrid.iso (2885MB, MD5 ), PrimTux4-Debian8-i686-20181025. hybrid.iso (2.797MB, MD5).

Selks

O desenvolvedor Peter Manev anunciou a disponibilidade da primeira versão beta do SELKS 5.0. Esta é uma distribuição baseada no Debian. Foi projetada para gerenciamento de segurança de rede. Já vem com um mecanismo de detecção e prevenção de invasão de rede.

Os novos recursos e adições principais incluem:
  • Suricata IDS/IPS/NSM 4.1-dev – o mais recente Suricata empacotado com recursos novos e ativados; 
  • Captura completa de pacotes ativada em SELKS; 
  • Rust enabled – novos protocolos SMBv1/2/3, NFSv4,Kerberos, FTP, DHCP, IKEv2 e mais possibilidades de extração de arquivos – SMTP, HTTP, SMB, NFS, FTP; 
  • O Hyperscan habilitado para aumentar o desempenho extra; 
  • grande atualização do Elasticsearch, Kibana, Logtsash (ELK) 5.x para o stack ELK 6, disponibilizando uma tonelada de novos recursos e aprimoramentos; 
  • Elasticsearch 6.4.2, Logstash 6.4.2, Kibana 6.4.2; 
  • Scirius 3.0 – nova interface Hunt permitindo uma rápida abordagem de busca detalhada que permite filtrar o ruído e concentrar-se em ameaças em segundos. Além disso, fatoração de regras agrupadas através do uso do recurso de reputação de IP do Suricata.

Veja o anúncio de lançamento para obter uma lista completa das melhorias.

Baixe (SHA256) : SELKS-5.0beta1-desktop.iso (1,318MB, pkglist ), SELKS-5.0beta1-nodesktop.iso (1,011MB).

FreeBSD

FreeBSD 12.0 tem versão alfa lançada

O projeto FreeBSD está fazendo progresso para liberar o FreeBSD 12.0. Os desenvolvedores lançaram um novo snapshot de desenvolvimento, o FreeBSD 12.0-BETA2, que remove algumas opções de depuração, atualiza o banco de dados de fuso horário e melhora a camada de compatibilidade do Linux.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

EXT4 obtém correções de erros antigos

Previous article

Milhões de registros eleitorais estão à venda antes das eleições intermediárias dos EUA!

Next article

You may also like