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E-commerce: a gestão da sua loja online

Conheça algumas etapas essenciais para a gestão da sua loja online!

O mundo atual convida a que se aventure no meio digital. De fato, com o crescimento da Internet e de todas as suas estruturas, tornou-se mais simples a criação de um negócio na web, dentro de vários setores de atividade.

Hoje, não faltam empresas que nascem e proliferam nos meandros digitais, criando lojas online de considerável impacto e dimensão, cuja abrangência chega a ser global.

A criação de um negócio online pode ser uma alternativa muito viável para quem deseja construir uma carreira ou simplesmente ganhar algum dinheiro extra, de uma forma que seja compatível com o seu emprego convencional.

Evidentemente, toda a facilidade na criação destas empresas online, juntamente com as dinâmicas laborais e as dificuldades financeiras (em cenários tão perturbadores como as grandes taxas de desemprego ou os salários insuficientes) fazem com que, cada vez mais, as pessoas tentem a sua sorte no mundo digital.

Se, por um lado, esta é a realidade que tem promovido o próprio avanço da tecnologia e das estruturas que facilitam o seu uso e gestão; por outro, é também o motivo pelo qual, cada vez mais, quem integra o meio, sente dificuldades de integração, num meio cada vez mais saturado e onde existe muita concorrência.

Assim, a gestão da loja online torna-se fundamental. Uma boa gestão pode fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso empresarial. Desta forma, saber como se pode gerir a empresa de e-commerce ou quais os aliados neste processo pode ser fulcral para o cumprimento dos objetivos estipulados pelo empreendedor que monta o seu negócio online.

A gestão logística no e-commerce

Uma das maiores preocupações de quem inicia um negócio na área do e-commerce diz respeito à potencialidade de ter de fazer um grande investimento inicial.

Com esta preocupação, outras se manifestam: questões como o embalamento ou o envio do produto aos clientes está no centro das preocupações; já que se tratam de ações sensíveis e que exigem algum tempo e disponibilidade.

Não é, de fato, muito simples fazer a gestão logística das lojas online, principalmente se considerarmos que, perante as lógicas de concorrência, é necessária uma contínua promoção, que leva bastante tempo a ser feita.

Felizmente, esta dificuldade não é individual e, perante um coletivo de pessoas a sentir o mesmo, o próprio mercado sofreu alterações que geraram o aparecimento de negócios paralelos, que servem os interesses dos empreendedores.

Plataformas de dropshipping – como é o caso da Oberlo existem justamente para ajudar na gestão logística da empresa, deixando ao empreendedor o tempo necessário para que este invista nos restantes aspetos do negócio.

As lógicas de dropshipping facilitam todas as questões relacionadas com o fornecedor e o destinatário, aliviando ainda a questão do investimento inicial, uma vez que o produto é enviado diretamente do fornecedor, sem que a loja online tenha de adquiri-lo.

Esta é uma boa forma de aliviar a carga de ansiedade e de facilitar a gestão do tempo, delegando algumas tarefas morosas e difíceis, deixando mais tempo para que o investidor se foque no que realmente importa: a construção e promoção da sua marca.

A gestão e o marketing no e-commerce

Perante as complexas lógicas de concorrência da atualidade, a gestão de uma empresa terá sempre de passar pelos passos de constituição de uma marca sólida e forte (nomeadamente através dos seus princípios, da sua definição e do seu nome) e por uma assertiva divulgação da mesma.

A colocação e posicionamento de uma marca depende grandemente da gestão promocional que é feita sobre a mesma, sendo que a aplicação dos conhecimentos de e-marketing é essencial para que uma loja online possa ter sucesso.

Hoje, mais do que o e-mail marketing ou o envio de Newsletters, esta gestão passa pela compra de publicidade online e por um uso inteligente das redes sociais.

Considerando o produto comercializado e também o público-alvo ao qual este produto se dirige, a loja online deve gerir redes sociais diversas e de forma a apelar ao consumidor que pretende.
Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter podem ser poderosas estruturas para a construção da identidade da marca. O uso de um design digital apelativo e a escolha de um nome forte, juntamente com este uso das redes sociais, pode garantir que sua marca vá mais longe, tornando-a conhecida de milhares e milhares de pessoas em redor do globo.

Conteúdos de imagem e vídeo serão interessantes para o efeito, sendo ainda importante que todos os conteúdos escritos considerem a escrita para SEO e sejam corretos a nível ortográfico e gramatical.

Nos espaços sociais da web, poderá ainda investir em publicações patrocinadas, que alargarão o espetro da publicação e permitirão a conquista de públicos mais amplos e variados. A gestão da difusão e o e-marketing serão de máxima importância para colocar a sua marca em destaque.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

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