Se você está à procura de um bom editor de vídeo para Linux, dê uma olhada no Avidemux que lança versão 2.8 com codificador FFV1 e outros recursos interessantes, além de muitas melhorias no que já existia. Assim, o Avidimux 2.8 chegou quase dez meses depois da versão anterior e adiciona outros recursos importantes.
O programa, por exemplo, agora é capaz de fazer a conversão de vídeos HDR (High Dynamic Range) em SDR (Standard Dynamic Range). Além disso, ele faz o mapeamento de tom usando uma variedade de métodos. Possui, ainda, suporte de decodificação para o codec WMA9 Lossless. Outra novidade do programa é a capacidade de decodificação de trilhas de áudio TrueHD e suporte para elas em contêineres Matroska (MKV).
Por outro lado, o Avidemux 2.8 também traz de volta o codificador FFV1 (FF Video Codec 1). Esta é uma função que esteve presente na versão 2.5 do programa mas que sumiu das posteriores. Além disso, esta versão atualiza o filtro Resample FPS com Blend e opções de interpolação de movimento. O editor de vídeo também é capaz de de marcar pontos de corte no controle deslizante de navegação. Existem novos botões e atalhos para pular para esses pontos de corte.
Editor de vídeo Avidemux lança versão 2.8 com codificador FFV1
Além disso, o novo Avidemux tem a capacidade de desativar temporariamente os filtros ativos no Gerenciador de filtros de vídeo. O programa adiciona uma nova preferência que permite carregar imagens nomeadas sequencialmente em ordem reversa. Assim, é possível reverter os vídeos exportando uma seleção de imagens JPEG e carregando somente a primeira dessas imagens, por exemplo.
Da mesma forma, há um método unificado para comparar rapidamente entradas filtradas e não filtradas por meio do botão ‘Peek Original’. Esta função serve para visualizações de filtro. O usuário poderá, ainda, navegar na reprodução usando as teclas ou arrastando o controle deslizante de navegação com o mouse.
Se você pensa que acabam as novidades por aí, saiba que o novo Avidemux 2.8 também vem com um monte de melhorias. Entre elas, merecem destaque:
- a capacidade dos filtros Resample FPS e Change FPS para lidar com até 1000 fps;
- um medidor VU redesenhado (“Medidor de áudio”), aprimorado navegação por teclado no Video Filter Manager;
- suporte total ao PulseAudio para controle de volume no aplicativo em sistemas Linux;
- e escalonamento HiDPI aprimorado em visualizações.
Outra melhorias importante diz respeito ao filtro Cortar. Esta função recebeu uma máscara verde translúcida para visualizações. Esse filtro também é capaz de fazer cortes perfeitos ao usar a função Corte Automático. Outro filtro que foi melhorado é o Redimensionar. Ele tem uma opção de escala diferenciada e uma resolução de saída máxima aumentada de 8.192 × 8.192 pixels.
Além disso, será possível especificar as propriedades de cor com o plug-in do codificador de vídeo x264. Já o plug-in do dispositivo de áudio ALSA apresenta modificações. Ele vai usar o volume suave para fornecer controle de volume específico do aplicativo.
Mudanças na interface do usuário
A interface do usuário também recebeu algumas melhorias. Neste item, algumas coisas merecem destaque como a capacidade de colar carimbos de data e hora no formato 00: 00: 00.000 da área de transferência para a caixa de diálogo “Ir para a hora”. Isso pode ser facilmente aplicado ao usar atalhos de teclado Ctrl + Shift + C e CTRL + V. Por outro lado, há a capacidade de preservar o estado maximizado da janela, a posição da barra de ferramentas e a visibilidade do widget após a reinicialização.
O Avidemux 2.8 também corrigiu alguns problemas pontuais de reprodução sem resposta. Isso foi relatado por usuários da versão anterior. Outro problema resolvido foi o de tonalidade verde no filtro MPlayer eq2. Para isso, adiciona uma solução alternativa para evitar que eventos de tecla de navegação se acumulem. O programa redefine automaticamente o controle deslizante de polegar no final de um vídeo. Assim, evita que o arquivo de log do Avidemux ocupe seu espaço em disco.
Para finalizar a longa lista, o Avidemux 2.8 está usando a mais recente estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg 4.4.1. Se você tiver interesse em atualizar, o programa pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Porém, a outra opção é esperar que ele chegue aos repositórios de sua distribuição Linux para fazer a atualização.
Via 9to5Linux