O emulador Android 11 (30.0.26) no Android Studio do Google está recebendo uma atualização com suporte aprimorado para dispositivos dobráveis.
Em abril, a empresa tornou possível criar um Android Virtual Device com o modo multi-janela de forma livre habilitado. Junto com o lançamento do Android 11 Beta em junho, o Google lançou uma versão atualizada do Android Emulator que traria suporte estendido para dobráveis, apresentando integração com a API do sensor de dobradiça e recursos do Jetpack Window Manager.
O Android Emulator adiciona suporte para um sensor de dobradiça virtual e visualização 3D, desde que você configure o dobrável para ser executado em uma nova imagem do Android 11.
Emulador Android 11 do Android Studio oferecerá suporte para dispositivos dobráveis
De acordo com as notas de lançamento, o sensor de dobradiça é habilitado por padrão quando o desenvolvedor configura um dispositivo dobrável virtual em cima de uma imagem do Android 11. Uma vez configurado, o emulador envia atualizações do sensor de ângulo da dobradiça e mudanças de postura.
Os dispositivos dobráveis existentes atualizam o ângulo do sensor de dobradiça e a postura quando o desenvolvedor pressiona os botões de dobrar ou desdobrar da barra de ferramentas.
A atualização do Android Emulator também apresenta cross-compilation de hosts x86_64 para arm64; suporte para recursos USB no Windows; capacidade de ocultar o quadro do dispositivo para o AVD atual; e várias correções de bugs.
Embora os dispositivos dobráveis não tenham se tornado populares, há sinais iniciais de que eles podem ser a próxima evolução do design do smartphone. Com ferramentas de desenvolvedor aprimoradas, os desenvolvedores terão a oportunidade de criar aplicativos que tiram proveito desses dispositivos dobráveis.
Fonte: XDA Developers
OnePlus revelará o HydrogenOS baseado no Android 11 em 10 de agosto
Segundo vídeo oficial, Google lançará o Android 11 em 8 de setembro