Tutoriais

18/01/2022 às 19:31

12 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Emuladores Android para Linux

Só os melhores emuladores Android para Linux!

Emuladores Android para Linux

Emuladores Android para Linux existem e são gratuitos. O uso de emuladores Android no Linux pode ser interessante em diversos cenários. Mas, os cases mais relvantes é o teste de aplicativos. Estes testes, em geral, são feitos por desenvolvedores Android. No entanto, usuários comuns também podem usar os emuladores Android.


Os usuários comuns, pode testar os aplicativos Android pelo emulador antes de instalar nos dispositivos Android. Isso vale para qualquer aparelho que rode Android. No entanto, é possível emular o Android no Linux com total segurança e testar tudo antes de ir para o seu smartphone, por exemplo. Conheça os 3 melhores emuladores Android para usar no Linux.

No entanto, se você for desenvolvedor, aproveite para conhecer o Atom e quem saber ele pode ser o seu próximo IDE.

3 Emuladores Android para Linux

1. Anbox

O emulador Android Anbox é um poderoso sistema de emulação de código aberto para Linux. Além disso, ele funciona colocando todo o sistema operacional Android em um contêiner. Assim, esse contêiner permite a integração total com o kernel Linux e oferece uma impressionante emulação para aplicativos Android.

Existem muitos emuladores Android diferentes no Linux, pois ficou na moda descobrir como executar estes aplicativos Android no PC com Linux. No entanto, com o desempenho fantástico do Anbox e integrações profundas com o Linux, ele deve ser sua primeira escolha para emulação.

Recursos do Anbox

  • O Anbox coloca em contêiner todo o sistema operacional Android, o que significa que quase qualquer aplicativo Android pode ser executado imediatamente.
  • Como o Anbox é executado em um contêiner, o sistema Android não pode acessar diretamente o sistema operacional Linux. Como resultado, o Anbox é muito seguro.
  • O Anbox se integra perfeitamente ao sistema operacional host, permitindo emulação rápida e responsiva do Android.
  • O Anbox pode emular aplicativos Android sem a necessidade de virtualização de hardware, o que faz com que os aplicativos sejam executados quase como nativos no Linux.

Para baixar o emulador Anbox Android, acesse o botão abaixo:

Se você quiser instalar o Anbox no Ubuntu, saiba que a versão nos repositórios oficiais não estão funcionando corretamente. Mas, você pode instalar o emulador Android Anbox no Linux, utilizando pacotes Snap em qualquer distribuição.

2. Genymotion

4 melhores emuladores Android para Linux
Genymotion. Animação: Site do Genymotion.

Genymotion é um emulador comercial do Android para desenvolvedores de aplicativos Android. Funciona em Mac, Windows e Linux. No entanto, embora o Genymotion seja direcionado aos desenvolvedores, ele também funciona para consumidores que desejam obter emulação de aplicativos de alta qualidade no PC.

Como o Genymotion custa dinheiro, ele possui muitos recursos interessantes, como captura de tela de aplicativos, aceleração de gráficos OpenGL, uma ferramenta de linha de comando e muito mais. Assim, se você deseja levar a sério a emulação do Android e os aplicativos gratuitos no Linux não resolvem, vá com o Genymotion!

Recursos notáveis

  • O Genymotion permite que os usuários redimensionem as janelas de emulação do Android, o que é muito raro na emulação do Android em outros programas.
  • O Genymotion permite que os usuários tirem capturas de tela e façam vídeos com o sistema operacional emulado com facilidade.
  • Com o Genymotion, os usuários podem “arrastar e soltar” para instalar aplicativos, eliminando o tedioso processo de baixar APK da internet.
  • O Genymotion suporta virtualização de CPU e OpenGL, bem como emulação de sensor de dispositivo (GPS, câmera etc.)

Como afirmado anteriormente, o Genymotion não é um software livre. É um software para desenvolvimento Android de alta qualidade. Se você precisa desesperadamente de um excelente emulador Android para a plataforma Linux e não se importa com o custo, vá para a página de preços do Genymotion.

3. Android x86 via VirtualBox

O Android x86 não é um emulador. Em vez disso, é o sistema operacional Android completo que pode ser instalado em um computador. Ainda assim, é possível executar este sistema operacional em uma máquina virtual no Linux, tornando-o muito semelhante a muitos dos emuladores Android no Linux.

O argumento mais persuasivo para o Android x86 é que ele não está emulando o sistema operacional Android. Os usuários recebem todo o sistema operacional para usar, e ele pode executar qualquer coisa que um telefone ou tablet Android pode, o que é altamente vantajoso para desenvolvedores que desejam executar aplicativos Android que não são executados sob a emulação tradicional.

Recursos notáveis

  • O Android x86, quando executado no VirtualBox, executa muito mais rápido do que qualquer emulador do Android na área de trabalho do Linux.
  • Como o Android x86 não é um emulador, não é difícil instalar o Google Play, do qual muitos aplicativos hoje dependem.
  • O Android x86 pode ser instalado em um computador e executado como qualquer outro sistema operacional.
  • O Android x86 recebe atualizações regulares do Android, então você sempre terá uma versão relativamente recente do sistema operacional.

Para baixar o sistema operacional Android x86 para emulação, vá para o site OSBoxes.org. Eles possuem máquinas virtuais pré-configuradas e prontas para uso no VirtualBox. Como alternativa, faça o download da imagem do sistema operacional no site oficial do Android x86, se você preferir configurá-la por conta própria.

Emuladores do Android para Linux

Nesta lista, estão os 4 melhores emuladores Android para Linux. Porém, saiba que esses quatro aplicativos não são as únicas maneiras possíveis de executar o Android no Linux.

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.