Como instalar o emulador Android Genymotion no Linux!

Emanuel Negromonte
5 minutos de leitura

Instalar o Genymotion no Linux é fácil, pelo Terminal e poucos comandos. Genymotion permite testar aplicativos Android no Linux e até experimentá-los sem ter que fazer isso no seu próprio telefone. Pois é, com o emulador Android Genymotion você tem essa opção.

A quem diga que o Genymotion é o melhor emulador Android para Linux e o mais completo. Mas, se por algum motivo, ele não seja a sua escolha, temos uma lista completa só com emuladores Android para Linux!

Atualmente, Genymotion é usado por desenvolvedores Android para testar aplicativos em diferentes versões. Além disso, o software possui uma interface limpa e organizada. O emulador segmenta as suas funções de forma coerente e deixando-as de fácil acesso.

Devido a essas características, a sua interação acontece de maneira simplificada. Inclusive, mesmo que você nunca tenha mexido em um aplicativo do gênero ou não domine o inglês (idioma-padrão do app). Nesta dica, saiba como instalar o Genymotion no Linux. Tenha um emulador Android que roda no Linux sem problemas.

O Genymotion apresentou um consumo de recursos em sistemas Linux relativamente pequeno. Isso significa que você não precisa ter uma máquina superpotente para experimentar um pouco da usabilidade do Android ou testar as aplicações que está desenvolvendo para essa plataforma.

Para poder utilizar o Genymotion é preciso fazer um cadastro! Será enviado um link de ativação para o seu e-mail! O Genymotion está disponível apenas para sistemas Linux de 64 bits. O cadastro também pode ser feito após a instalação!

Requisitos do Genymotion para Linux

  • Ubuntu 20.04LTS (Focal Fossa) – 64bit
  • Debian 9 (Stretch) ou superior – 64bit
  • Fedora 30 ou superior – 64bit
  • x86_64 CPU, with Intel VT-x/AMD-V/SVM
  • GPU
  • 400 MB disk space
  • 4GB RAM
  • VirtualBox

Instalação do emulador Android Genymotion no Ubuntu, Debian, Fedora!

Observação: Antes seguir com a instalação do Genymotion no Linux é preciso fazer o registro no site do Genymotion, então clique neste link e faça o seu registro!

No momento da escrita deste artigo a versão mais recente é o Genymotion 3.2.1, caso você esteja acessando este artigo com uma versão mais recente, não se preocupe pois os comandos são os mesmos.

Instalar o VirtualBox

Como vimos anteriormente, um dos requisitos para instalar o Genymotion no Linux é o VirtualBox. Desta forma, vamos instalá-lo antes de tudo.

Se você seguir sem instalar o VirtualBox para o Genymotion um erro será gerado!

Para instalar o VirtualBox no Ubuntu Linux, Mint ou derivados, execute:

Terminal
sudo apt install virtualbox

Para instalar o VirtualBox rodando o Ubuntu Linux, Mint ou derivados, execute:

Terminal
sudo dnf install virtualbox

Para instalar o VirtualBox no Debian ou derivados, execute:

Terminal
apt install virtualbox

Download do Genymotion

Agora vamos para o download. Faremos tudo pelo Terminal. Para isso, abra o Terminal Linux. Você pode fazer isso utilizando o teclado em Ctrl + ALT + T.

O download deve ser feito apenas após o registro da licença!
Terminal
cd ~/Downloads
wget -O genymotion.bin https://dl.genymotion.com/releases/genymotion-3.2.1/genymotion-3.2.1-linux_x64.bin

Após fazer o download do Genymotion .bin você deve executar os seguintes comandos:

Terminal
chmod +x genymotion.bin
./genymotion.bin

Genymotion no Linux

Note que conseguimos instalar o Genymotion com sucesso. E por fim, tudo o que você precisa fazer é localizar o emulador Android e abrir.

Como instalar o emulador Android Genymotion no Linux!

Ao abrir observe a tela. Será necessário fazer o cadastro que citamos anteriormente!

instalar Genymotion no Linux

Pronto! Após criar a conta basta preencher dados do login. Lembre-se de ficar atento ao seu e-mail. Esperamos ter ajudado você a instalar o Genymotion no Linux. Sem dúvida você fez uma ótima escolha, ele é considerado o melhor emulador Android.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.