in

EndeavourOS lança versão ARM para dispositivos móveis

Smartphones Raspberry Pi e outros dispositivos passarão a ter suporte.

Após um longo período de desenvolvimento, finalmente a equipe responsável pela distribuição EndeavourOS anuncia a chegada da versão ARM da distro. O novo EndeavourOS ARM (com base no Arch Linux ARM) é para dispositivos carregados com procesadores ARM.

O responsável pelo projeto, Bryan PWO fez uma postagem dizendo que a sensação é de um relaçamento do sistema. “Foi uma experiência intensa e quase senti como se estivéssemos relançando o EndeavourOS”, afirmou. Ele também falou sobre o lançamento normal da distro.

Mesmo que esta versão possa parecer uma versão completa para o usuário médio, ela é embalada com várias correções e melhorias, tornando-a a maior versão desde o net-installer.

Além das atualizações usuais, como kernel 5.8.10 e Firefox 80.0.1-, esta versão vem com as seguintes correções e implementações.

O aplicativo de boas-vindas recebeu atualizações importantes:

  • Traduções chinesas recebidas (uma grande mensagem para Felixonmars por isso)
  • Novo botão para alterar as resoluções da tela – Esta função está disponível apenas no ambiente Live, especialmente para instalações de máquina virtual.
  • O botão Atualizar espelhos agora vem com uma verificação se o refletor simples está instalado.
  • Dois botões de link em que cada um leva o usuário à página do repositório do Arch ou à página do AUR para navegar pelos pacotes.
  • Um link de botão ARM do Archlinux.
  • Botões que adicionam nosso papel de parede específico de DE por padrão, então não há mais pop-ups que pedem permissão.
  • Um novo botão para selecionar um de nossos papéis de parede. (Esta função receberá uma atualização para selecionar papéis de parede feitos pela comunidade em um futuro próximo)
  • Várias correções de bugs.

EndeavourOS lança versão ARM para dispositivos móveis

EndeavourOS lança versão ARM para dispositivos móveis

Basicamente, EndeavourOS ARM é uma cópia do Arch Linux ARM. No entanto, traz todos os benefícios da distribuição EndeavourOS, sucessor do Antergos Linux (antigo Cinnarch).

Para a instalação, ele usa um script semelhante ao do Arch Linux ARM, suportando quase os mesmos ambientes de desktop, incluindo GNOME, KDE Plasma, Xfce, MATE, LXQt, Cinnamon, Budgie, bem como o gerenciador de janelas i3. O processo de instalação consiste em duas etapas, com um script automatizado para os dispositivos testados.

“O primeiro instala o Arch Linux ARM base e o segundo executa um script que o orienta durante o processo de instalação para instalar o EndeavourOS como uma máquina desktop ou como um servidor headless”, explica o desenvolvedor.

EndeavourOS lança versão ARM para dispositivos móveis

Em tese, ele suporta os mesmos dispositivos do Arch Linux ARM. Porém, a equipe do EndeavourOS é pequena. Assim, eles não puderam testar o EndeavourOS ARM em todos os dispositivos, relatando melhores resultados apenas com os mais poderosos deles, como Odroid N2, Odroid N2 + , Odroid XU4 e Raspberry Pi 4 Model B.

O EndeavourOS também será executado em outros dispositivos ARM populares, incluindo os da família Raspberry Pi e o laptop PINE64’s PineBook Pro. Além disso, ele pode ser usado para criar um servidor headless ou um computador NAS (armazenamento conectado à rede) baseado em ARM.

Faça o download do EndeavourOS ARM neste link. A equipe de desenvolvimento recomenda um dispositivo que seja alimentado por pelo menos uma CPU Quad-Core a 1,5 GHz, 2 GB RA, duas portas USB 3.0 e uma porta Gigabit LAN, caso contrário, você notará uma perda significativa de desempenho.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.