Tutoriais

11/01/2022 às 13:54

18 min leitura

Avatar Autor
Por Frédney Ramllo Moronari

Etcher: Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Saiba como criar pendrive para instalar qualquer sistema baseado em Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Etcher: Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Criar pendrive de boot de qualquer distribuição Linux pode ser uma tarefa fácil. No entanto, nada melhor do que ter ferramentas eficientes e que fazem todo o trabalho. Dissemos isso, pois antes, era preciso conhecer bem o mundo dos comandos e criar os pendrives de boot através do terminal no Linux. Com o balenaEtcher ou apenas Etcher, é possível criar pendrive do Linux no Windows, macOS e até no próprio Linux. Assim, você pode criar suas mídias de instalação do Linux em qualquer sistema operacional, é muita versatilidade.

Mas, nós também temos um tutorial aonde ensinamos a criar pendrive boot de qualquer distribuição Linux no Windows utilizando o Live Linux USB Creator.

O que é o aplicativo Etcher

O Etcher é um software que permite a criação de pendrives para instalação de qualquer distribuição Linux. O programa está disponível para o Windows, macOS e para o próprio Linux também. Além disso, o Etcher é gratuito.

Escolhendo uma distribuição Linux para criar um pendrive de boot com o Etcher

Se você ainda está indeciso saiba que temos alguns artigos para te ajudar na escolha. No entanto, saiba que o Etcher garante o funcionamento em qualquer distribuição Linux. Mas, em alguns casos, o pendrive pode estar com problemas que você não tenha percebido.

Bom, se você já tem a ISO de sua distribuição Linux para criar o seu pendrive de instalação, ótimo. Mas, se ainda não sabe, separamos alguns artigos que podem te ajudar.

E vamos para o nosso tutorial de criação de pendrive para quem quer instalar o Linux!

Criando Um Pendrive De Boot Linux Com Etcher

O Etcher é um utilitário multiplataforma para gravação de imagens de sistemas em pendrives e cartões SD. Ele funciona em plataforma Windows, Linux e macOS. É simples, prático e extremamente funcional.

Download do Etcher

Para começar, vamos precisar fazer o download do balenaEtcher. Para isso vamos ao site do Etcher e descemos até a sessão "Download". É possível que ao acessar o site a página já identifique o sistema que você está usando e já ofereça o download correto. Mas, caso queira baixar o Etcher para um sistema diferente do que visitou o site mude clicando na lista suspensa no botão conforme abaixo:

Note que o menu suspenso foi destacado em vermelho. Mas, se o sistema foi dectado corretamente, basta clica no botão verde que o download do Etcher vai começar.

Etcher: Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Etcher está disponível para o Windows, Linux e macOS

Caso você queira conferir todos os downloads e sistemas disponíveis role a página e confira, certamente você verá as opções abaixo na página do Etcher.

Criar pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Como podemos ver na imagem acima, temos opções para várias plataformas. Da mesma forma que existem pacotes específicos para Fedora e Debian, existe um AppImage que serve em qualquer distribuição Linux. Vamos usar essa versão em nosso exemplo.

Como o nosso SempreUpdate é um site sobre Linux, vamos seguir com o tutorial de instalação apenas para Linux.

Instalando o Etcher no Linux

A forma mais simples é a do AppImage. Portanto, faça download do AppImage referente a seu sistema (32-Bit ou 64-bit). Após o término do download abra uma janela de terminal na pasta em que o arquivo foi salvo. Vamos executar alguns comandos básicos:

Primeiro, vamos entrar em nossa pasta de Downloads pelo Terminal Linux:

Terminal
cd ~/Downloads

Agora, vamos fazer o download do Etcher também pelo Terminal com o wget. No momento da escrita neste artigo a versão mais recente é a 1.7.3. Mas, se você for à página de download e rolar a página vai encontrar a lista com todos os links do Etcher para Linux com o empacotamento Appimage.

Ao copiar o link de download, note que há alguns caracteres depois do .zip, veja um exemplo. Apague tudo o que vier depois do .zip inclusive a "?". No exemplo, nós riscamos a parte que precisa ser apagada.

Link completo padrão:

https://github.com/balena-io/etcher/releases/download/v1.7.3/balena-etcher-electron-1.7.3-linux-x64.zip?d_id=13e12569-0444-48e0-bb5d-ad76ad4720faR

Link correto sem itens desnecessários:

https://github.com/balena-io/etcher/releases/download/v1.7.3/balena-etcher-electron-1.7.3-linux-x64.zip

Agora que já sabemos como ajustar o link, vamos continuar os comandos:

Terminal
wget -c https://github.com/balena-io/etcher/releases/download/v1.7.3/balena-etcher-electron-1.7.3-linux-x64.zip

Agora, vamos descompactar o arquivo zip do balenaEtcher:

Terminal
unzip balena-etcher-electron-1.7.3-linux-x64.zip

E por fim, vamos executar o balenaEtcher pelo Terminal:

Terminal
./balena-etcher-electron-1.7.3-linux-x64.AppImage

Pronto! É tudo muito simples!

Como criar pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Caso você precise executar o Etcher posteriormente pode executar este mesmo comando pelo Terminal Linux ou pode ir à pasta Download pelo seu ambiente gráfico e dar dois cliques sobre o arquivo do Etcher. Mas, lembre-se que deve clicar no arquivo que extraímos, o que termina com .AppImage.

Como criar um pendrive para instalar distribuições Linux com o Etcher

Abrindo o programa, a tela apresentada será esta:

Criando Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS

E com apenas três botões, já podemos perceber que o uso é bem simples. No primeiro botão, o "Flash from file" que está na cor azul selecionamos a imagem ISO da distribuição Linux que desejamos gravar no pendrive (ou cartão sd). Note que caso você não tenha a ISO já baixada poderá inserir o link de download na opção "Flash from URL".

Etcher: Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

No segundo botão "Select target" selecionamos a unidade a ser gravado, que pode ser o pendrive ou o seu cartão de memória. Caso tenha mais de uma unidade USB conectada ao PC ele fornecerá as opções de escolha.

Por último o botão Flash! Que é justamente aonde mandamos gravar a imagem ISO da nossa distribuição Linux no pendrive ou cartão de memória.

Mas, saiba que não tem como errar. A medida que as informações forem sendo necessárias, os botões vão ficando na cor azul, basta clicar e selecionar. Enquanto todas as opções não forem preenchidas, o botão final Flash do Etcher não estará ativo, ou seja, na cor azul.

Um exemplo da tela preenchida seria assim:

Etcher: Crie pendrive de boot do Linux no Windows, macOS ou no Linux!

Desse modo, ao clicarmos no "Flash!" basta apenas aguardar que a imagem ISO da distribuição Linux será gravada no pendrive pelo balenaEtcher.

Para saber se tudo ocorreu bem, você verá a mesma tela abaixo:

Agora, reinicie o seu computador e instale o seu Linux pelo pendrive que acabamos de criar!

Enfim caso tenha restado alguma  dúvida, entre em nosso grupo do Telegram que lá teremos o prazer de lhe ajudar. Siga-nos em nosso Twitter para estar recebendo as novidades do blog.

Até a próxima.

Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.