in

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

Veja como eram alguns sistemas operacionais antigos.

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

Bateu aquela nostalgia ou uma simples curiosidade de como eram os sistemas operacionais mais antigos?  Isso é mais fácil de resolver do que pensamos. Muita gente aqui era criança ou até nem havia nascido quando os primeiros computadores com umm sistema operacional de interface gráfica amigável surgiu. Antes, tudo se resumia a números e letras, além de comandos específicos para gerar alguma ação. Se você quiser relembrar como era ou tentar conhecer alguns sistemas que fazem parte da história, isso é possível. Está tudo na ponta de seus dedos (e de um navegador web com internet, claro). Portanto, experimente sistemas operacionais históricos no navegador.

Em comparação aos de hoje, as janelas e ícones podem parecer grosseiros e amadores demais. No entanto, considerando os recursos de hardware da época, eles eram maravilhosos.

Ficou curioso? Quer experimentar? Nesse caso, você não precisa instalá-los. Graças à magia do HTML5 e do Javascriptvocê pode fazer isso no navegador.

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

PC DOS

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

 

É provavelmente uma das decisões mais infelizes da história da indústria de computadores. A IBM decidiu terceirizar a produção de componentes de sua linha de computadores desktop. No entanto, a explicação oficial no caso do sistema operacional é que eles queriam evitar trolls de patentes.

O ponto é que ele foi encomendado para a Microsoft e já sabemos os resultados. Quatro décadas depois, a IBM não fabrica mais computadores desktop e acaba comprando a Red Hat para ser competitiva na nuvem.

Nesta página podemos tentar uma das versões mais recentes do sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para a IBM. No início dos anos 90, ele inclui três jogos da década; Wolfenstein 3D, Civilização e Ilha dos Macacos.

Windows 95

 

Esse sistema operacional foi o gateway nos anos 90 para a maioria das pessoas que nunca tiveram contato com computadores antes. Ele não contava mais com o MS-DOS para acesso a arquivos e discos e lançou as bases da aparência do Windows até o aparecimento da versão 8.

Nesta página você pode experimentar, porém, vai ter que esperar um pouco porque o início é um pouco lento. Lembre-se de que a página controla o ponteiro a ser usado no Windows. Você pode voltar ao normal pressionando ESC.

Sistema Mac OS 7

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

Era a década de 80 e a Apple decidiu que precisava profissionalizar seu gerenciamento. Por isso, trouxe nada menos que um ex-executivo da Pepsi, John Sculley. Talvez a coisa mais relevante sobre a passagem de Sculley pela Apple tenha sido jogar Steve Jobs e escrever um livro sobre o assunto antes de ser jogado nele. Enquanto estavam juntos, eles lançaram os primeiros modelos do Macintosh.  Neste emulador, veremos um monitor onde você pode tentar algumas aplicações dos primeiros dias da Apple.

Windows XP

Você assistiu àqueles filmes de terror em que o monstro nunca acaba morrendo? Bem, seu equivalente em computador era o Windows XP e seu inseparável navegador e explorador de arquivos Internet Explorer 6. Embora tenha sido um dos maiores sucessos da Microsoft, acabou da mesma forma, sendo o pior pesadelo. Isto porque os clientes não viam motivos para mudar para versões posteriores do sistema.

Em seu reinado de 10 anos, o Windows XP viu o Yahoo afundar e o Google se tornar o líder. Ele foi dos discos para o CD e viu o pendrive começar a se insinuar como o principal meio de armazenamento.

Acessando esta página você pode experimentá-lo em tela cheia.

Windows 3.1

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

Se quiser ver como foi antes do W95, dá para experimentar on-line o Windows 3.1, de 1992. Ele foi, claro, o precursor do Windows 95. Basta acessar a página do Classic Reload  para saber como era o gerenciador de arquivos, a primeira versão do Painel de Controle e outros dois joguinhos clássicos que rodavam lisinho no PC Pentium 486: o Paciência e o Campo Minado.

Windows 1.01

Experimente sistemas operacionais históricos no navegador

E esta é ainda mais antigona. O Classic Reload tem um emulador on-line do Windows 1.0.1 Pouca gente viu, ouviu ou usou. O software ainda tinha uma interface rudimentar e o sistema de arquivos herdado do DOS. A usabilidade era bem básica: apenas uma lista de arquivos e executáveis para abrir. Ah, e lá está o famosíssimo e queridíssimo Paint.

AmigaOS 1.2

AmigaOS é atualizado 24 anos depois
Foto: Wikipedia

Com o emulador do AmigaOS 1.2, usuários podem experimentar como era usar o Commodore Amiga 500. Estamos falando do então maior rival do Macintosh que foi lançado em 1987. Apesar de ser voltado para o público em geral, o PC acabou ganhando fama como uma máquina gamer. Sente a potência para a época, 512 KB de RAM, processador Motorola 68000 e um monitor de 32 cores com 640 × 400 pixels de resolução eram ideais para rodar jogos como Robocity, Juggler e Dots – todos disponíveis na versão on-line.

O que há com o Linux?

Este é mais difícil de rodar exclusivamente no navegador por emulação. No entanto, no arquivo digital Ibiblio, você pode encontrar imagens antigas de algumas das distribuições Linux mais tradicionais para tentar em uma máquina virtual.

Assim, estes são alguns dos sistemas operacionais antigos que podem ser experimentados no navegador

Via: Linux Adictos

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Firefox 74 é oficialmente lançado com DNS sobre HTTPS

Mozilla adiciona segundo provedor de DNS sobre HTTPS (DoH) no Firefox

Google corrige bug no Chrome para Android

Google corrige bug no Chrome para Android