in

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Sistema é baseado no Ubuntu 20.04.1 LTS.

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8
Imagem: Reprodução | 9to5linux.

Começou a corrida para ver qual distribuição Linux terá o novo Kernel 5.8 O desenvolvedor Arne Exton lançou hoje uma nova versão de sua distribuição ExTiX Linux baseada no Ubuntu, a ExTiX 20.8, que ele classifica como “O Sistema Linux Ultimate”. Arne garante que a ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o novo Linux Kernel 5.8 lançado no último domingo.

Portanto, a ExTiX é uma distro na qual que você pode experimentar as mais recentes tecnologias GNU/Linux antes que estejam disponíveis no seu sistema operacional. O novo lançamento, ExTiX 20.8, é baseado no próximo lançamento do Ubuntu 20.04.1 LTS série Focal Fossa e usa a recém-lançada série de kernel Linux 5.8.

Portanto, se você quiser testar seu hardware com o kernel Linux 5.8 antes de instalá-lo em sua máquina de produção, basta baixar o ISO do ExTiX 20.8 e dar uma olhada para ver se está tudo ok e funcionando perfeitamente no novo kernel.

No entanto, lembre-se de que esta nova versão do ExTiX inclui a versão de pré-lançamento do kernel Linux 5.8, Release Candidate 7, e não a versão final. Portanto, certifique-se de não usá-lo como seu driver diário ou máquina de produção.

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Em termos de software, pouco mudou. O ExTiX 20.8 vem com o mais recente driver gráfico proprietário da Nvidia 400.100 pré-instalado, o LXQt 0.14.1 como ambiente de desktop padrão e apenas alguns aplicativos como o navegador Firefox, o editor de imagens GIMP e o editor de texto GNU Emacs.

Também está incluído o utilitário Refracta Snapshot, que está presente em quase todas as distros criadas por Arne Exton, permitindo que você crie facilmente seu próprio ISO live e instalável baseado no Ubuntu.

Além disso, todo o sistema parece muito leve. Isso também significa que você pode executá-lo diretamente da RAM, evitando a mídia inicializável. Para isso, você precisará habilitar a opção “Carregar na RAM” no prompt de inicialização no menu Opções avançadas.

Você pode baixar o ExTiX 20.8 agora mesmo, usando o link abaixo. Observe que o ExTiX é executado apenas em computadores UEFI de 64 bits e pode ser instalado usando o Instalador da Refracta.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.