in

Facebook fecha Onavo VPN, usado para espionar usuários

Facebook fecha Onavo VPN, usado para espionar usuários

Depois de muita polêmica, o Facebook decidiu encerrar o serviço Onavo Protect, uma VPN gratuita que é acusada de espionar usuários. O objetivo seria dar vantagens estratégicas para o Facebook, que teria acesso a informações relevantes dos usuários. A Apple já havia retirado o aplicativo da sua loja. Agora, o próprio Facebook o removeu da Play Store, do Google.

No final do mês passado, vimos que um programa que o Facebook, desde 2016, pagava até 20 dólares por mês para instalar o VPN Research . O problema é que, ao usar essa rede virtual privada, o Facebook pode conhecer todas as suas atividades na Internet.

Para piorar a situação, o Facebook ofereceu US $ 10 para cada usuário que tenha outros familiares ou amigos com o programa instalado. Desta forma, algumas pessoas chegaram a coletar mais de US $ 1.000 por mês.

Adeus à Onavo Protect e à Pesquisa do Facebook

O Facebook comprou o Onavo em 2013 por 200 milhões de dólares. A partir de então usou o aplicativo VPN para saber o que fizeram seus usuários na rede. Em agosto do ano passado, vimos a Apple retirou o aplicativo da App Store, depois de considerar que violou as condições de uso.

Agora sabemos que o Facebook colocará um fim a esses programas de pesquisa de mercado. Ao mesmo tempo, também retirará o aplicativo Onavo VPN da Google Play Store.

Facebook Onavo Protect 796x419
Onavo Protect não aparece mais na Google Play Store.

Na verdade, o Onavo Protect não aparece mais na Google app store. Depois de saber que o Facebook usou o aplicativo Onavo VPN para conhecer a atividade de seus usuários, muitas pessoas começaram a reclamar de um novo escândalo de privacidade da empresa.

O Facebook teria ouvido essas reclamações e definitivamente fechará o Onavo Protect. Eles afirmam que, a partir deste momento, deixarão de obter dados de usuários que já o instalaram. Além disso, a curto prazo, continuarão a funcionar como uma rede virtual privada, para que possam buscar uma alternativa.

Quando tudo é grátis, o produto é você

Ainda assim, o Facebook parou de oferecer suporte aos usuários no aplicativo de pesquisa do Facebook. Esse aplicativo funcionava de maneira semelhante ao Onavo Protect.

Por meio da Pesquisa do Facebook, a empresa tinha acesso a dados muito confidenciais (o TechCrunch garante que eles fizeram capturas de tela com seu histórico da Amazon). Depois de instalá-lo, você tinha que conceder certas permissões especiais, pelas quais eles sabiam quais aplicativos você tinha instalado, como os usava ou seu histórico de navegação.

Neste ponto, todos nós sabemos o ditado ” “. De qualquer forma, o Facebook deve considerar ser mais transparente na hora de realizar esses estudos de mercado, pois a cada escândalo de privacidade sua imagem se deteriora cada vez mais.

Stalkers, aproveitem

Facebook fecha Onavo VPN, usado para espionar usuários

Onde estão? Como vivem? O que comem? Do que você gosta, o que você faz da vida? Com quais pessoas interage? Quais as fotos e os vídeos em que você aparece e compartilha. Não, não se trata de Globo Repórter. São tantas as falhas e tão grande a quantidade de informações no Facebook que alguns programas prometem bisbilhotar completamente sua vida. É possível encontrar todas as informações públicas de um perfil do Facebook que a rede não mostra.

O próprio Facebook lançou há cerca de quatro anos, o Graph Search, um mecanismo de busca que indexa todo o conteúdo e conexões no Facebook. Embora não receba a mesma atenção e poucos o usem devido à sua complexidade, ele ainda funciona. Caso queira algo bem mais prático, há ferramentas como o Stalkscan, que ajudam a encontrar facilmente todas as informações. É possível saber, por exemplo, detalhes específicos como todas as fotos de mulheres solteiras que um amigo deu um like.

Detalhes

Facebook fecha Onavo VPN, usado para espionar usuários

A maioria de nós não entende completamente o quão poderoso o Facebook é como uma ferramenta de informação e quão detalhadas podem ser suas funções de pesquisa. O Stalkscan é uma interface da Web que nos permite aproveitar ao máximo o potencial perturbador da Pesquisa Gráfica.

Foi criado por um “hacker ético” chamado Inti De Ceukelaire. Para usá-lo, basta colar a URL de um perfil do Facebook. Depois, escolher todo o conteúdo que você deseja ver. É claro que você precisa ter feito login na rede social para ver as informações. No entanto, é possível verificar a atividade de seus amigos e de outras contas. Em ambos os casos, você verá apenas as informações públicas, o que é compartilhado como “apenas para mim” ainda está oculto.

Você pode pesquisar todos os comentários feitos por uma pessoa ou seus interesses sobre algo em particular ou apenas as fotos em que ela aparece com amigos ou familiares.

Um conselho dado pelo criador desta ferramenta é verificar o seu próprio perfil para que você possa ver exatamente o que está mostrando. A partir daí talvez deva fazer uma pequena limpeza do seu perfil.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mageia 7.0 Beta 2 Lançado com Kernel 4.20 e Mesa 19.0-rc

Mageia 7.0 Beta 2 Lançado com Kernel 4.20 e Mesa 19.0-rc

Richard Stallman critica invasão de privacidade

Richard Stallman critica invasão de privacidade