in

Faleceu Russell Kirsch, o cientista da computação que inventou o pixel

O trabalho pioneiro de Kirsch deu visão ao computador.

O cientista da computação Russell Kirsch foi responsável pela criação do pixel em 1957 e, posteriormente, pela primeira imagem digital.

Décadas depois, o trabalho e a pesquisa pioneiros feitos por Kirsch serviram como um progenitor para a imagem digital em todos os lugares: de tomografias computadorizadas a selfies e tudo mais.

Faleceu Russell Kirsch, o cientista da computação que inventou o pixel

Russell Kirsch nasceu em 1929 e, após se formar na escola, mudou-se para Harvard e o MIT para continuar seus estudos. Kirsch embarcaria em uma carreira como cientista da computação durante os anos 1950 no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

Faleceu Russell Kirsch, o cientista da computação que inventou o pixel
A primeira imagem digital já criada: uma fotocópia digital do filho de Kirsch.

Foi lá que Kirsch ajudou a desenvolver o primeiro computador programável do mundo, o SEAC (Standards Eastern Automatic Computer). Aqueles eram os dias em que os computadores eram construídos com centenas de tubos de vácuo e consumiam o espaço físico de salas inteiras. O SEAC foi o primeiro computador usado como pioneiro na programação linear e, graças a Kirsch, na geração de imagens digitais.

Foi com o SEAC que Kirsch e sua equipe começaram a explorar como um computador pode ser usado para processar e replicar digitalmente imagens.

Junto com o computador SEAC, Kirsch e sua equipe construíram um scanner de entrada capaz de detectar imagens e armazená-las na memória do computador. O scanner de entrada era um scanner de tambor rotativo construído por Kirsch, o primeiro scanner de imagem a ser usado com um computador.

O primeiro scanner de imagem a ser usado com um computador

Em uma espécie de simplificação exagerada, o scanner de cilindro varria e digitalizava a imagem conforme ela girava no cilindro e, em seguida, alimentava essa informação na memória do SEAC (todo o processo levava 25 segundos ou menos). Essa informação era então enviada para um monitor CRT. O resultado foi a primeira imagem digital já criada: uma fotocópia digital do filho de Kirsch que saiu em 176 x 176 pixels. Posteriormente, isso marcou o nascimento do que hoje conhecemos como pixel.

Décadas depois de criar o pixel, Kirsch refletiu sobre a ideia do pixel quadrado, dizendo:

Comecei com uma ideia ruim, e essa ideia ruim sobreviveu.

Apesar de seus próprios receios sobre o pixel, o trabalho pioneiro de Kirsch deu visão ao computador e serviu como um precursor para a fotografia digital, digitalização de código de barras, imagens de satélite e muito mais. Kirsch faleceu aos 91 anos em sua casa em Portland, Oregon, em 11 de agosto.

Fonte: Tech Spot

11 editores de vídeo, imagem, texto e código, para você instalar em seu Linux

Lançado sistema CAELinux 2020 voltado para setor de Engenharia

Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado