in

Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado

A última série de kernel Linux 5.8 recebeu seu primeiro lançamento pontual hoje e agora tem luz verde para distribuição em ambientes de produção.

Servidores e estações de trabalho Linux são o próximo alvo dos hackers
Pesquisadores da Kaspersky alertaram que hackers estão cada vez mais atacando dispositivos baseados em Linux.

Depois de pouco mais de uma semana, o o Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado. Assim, o Kernel 5.8.1 acaba de ser lançado e já pode ser implementado nas mais variadas distribuições Linux.

Anunciado por Linus Torvalds na semana passada, o kernel Linux 5.8 é considerado um dos maiores lançamentos de kernel de todos os tempos. Além de possuir vários novos recursos e suporte de hardware atualizado, esta versão tem vários aprimoramentos de segurança.

Principais características

Os destaques da série do kernel Linux 5.8 incluem Shadow Call Stack e Branch Target Identification (BTI) suporte para arquiteturas ARM, suporte de compactação LZO-RLE no sistema de arquivos F2FS, uma nova opção de inicialização para especificar uma imagem de disco RAM e um novo evento com um mecanismo de notificação.

Ele também apresenta uma nova chamada de sistema faccessat2, suporte de criptografia em linha para a camada de bloco, suporte para várias instâncias privadas no sistema de arquivos/proc, bem como detector de corrida de dados dinâmico Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN) para o espaço do kernel.

Além disso, há também atenuações para a  vulnerabilidade de hardware Special Register Buffer Data Sampling (SRBDS), também conhecida como CrossTalk. Este problema afeta certas CPUs Intel. Além disso, há um novo mecanismo para revogar mapeamentos em /dev/mem quando um driver de dispositivo assume um intervalo de memória sobreposto.

Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado

Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado

Hoje, o kernel Linux 5.8.1 foi anunciado pelo renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman como o primeiro lançamento pontual da série. Isso também muda seu status no site kernel.org de “mainline” para “stable”. Portanto, agora já pode ser usado sem quaisquer problemas nas distribuições GNU/Linux.

O kernel Linux 5.8.1 é uma atualização bem pequena que altera um total de 40 arquivos, com 548 inserções e 186 exclusões. Ele contém principalmente correções de bugs para vários drivers (GPIO, LEDs, SCSI, MTD, PCI, USB, vídeo e som), bem como as arquiteturas ARM64 e PowerPC.

O tarball de origem do kernel Linux 5.8.1 está disponível para download agora mesmo em  kernel.org  se você for um mantenedor de distribuição GNU/Linux e quiser distribuir o kernel mais recente e avançado para seus usuários.

Os demais usuários devem esperar pacientemente que a série do kernel Linux 5.8 chegue nos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas, se você não estiver usando um dos ramos do kernel LTS (Long Term Support).

O Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), com lançamento previsto para outubro, aparentemente será equipado com o kernel Linux 5.8.

9to5 Linux