in

Fedora 34 beta liberado

Fedora 35 procura usar Debuginfod por padrão

Já demos hoje boas notícias para os fãs do Ubuntu e do Manjaro Linux, duas distribuições que acabam de anunciar novidades em suas versões de testes. Agora, chegou a vez do sistema operacional Fedora. A nova versão da distribuição, Fedora 34, que deve sair estável em abril, acaba de lançar em beta para quem quiser testar. A liberação do Fedora 34 beta foi feita em reunião do conselho responsável pelo desenvolvimento do sistema. Você pode acompanhar aqui.

De acordo com os desenvolvedores, não há nenhum bug bloqueador restante. Além disso, a composição do candidato de lançamento está disponível e as matrizes de teste para Beta estão totalmente concluídas. Portanto, o  Fedora Linux 34 Beta é GO e será liberado para download já a partir do próximo dia 23 de março. Por outro lado, há também um convite para o Fedora Linux se candidatar como Bem Público Digital.

Apesar do anúncio falar na liberação das versões beta do Fedora 34 somente a partir do dia 23, você pode baixar as imagens ISO de teste neste link. Além do Fedora WorkStation que vem com o ambiente GNOME 40, você encontrará os spins com outros ambientes. É o caso do KDE Plasma, Xfce, além das versões Server e Silverblue, por exemplo.

Fedora 34 beta liberado

Fedora 34 beta liberado
Imagem: Geraldo Simião

Fedora 33 já foi uma das maiores atualizações da distribuição nos últimos anos e o mesmo deve ocorrer com o Fedora 34 esperado para abril deste ano. O plano da equipe responsável pela evolução do Fedora 34 é melhorar a renderização de fontes habilitando o HarfBuzz no FreeType. Então, este novo recurso recebeu aprovação esta semana por parte do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.

Sendo assim, o Fedora 34 agora está configurado para habilitar o recurso de modelagem de texto HarfBuzz no mecanismo de fontes FreeType. O ganho líquido é uma sugestão aprimorada de desenhos (ou formatos de letras), especialmente para idiomas com formatação de texto complicada, como quando os glifos são compostos de vários caracteres.

Baixe Fedora 34 beta WorkStation

Baixe o Fedora 34 beta KDE

.

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

android-12-dp2-picture-in-picture-refinamento-e-novos-gestos

Android 12 DP2, Picture-in-picture: refinamento e novos gestos