in

Fedora 34 vai reduzir mídia de instalação aumentando a compactação

Fedora 34 deve ficar mais lento para aumentar ainda mais a segurança

Embora o Fedora 33 ainda não tenha sido lançado, o Fedora 34 já está com novas propostas de recursos. Uma das mudanças planejadas para o lançamento do Fedora 34 é reduzir o tamanho da mídia de instalação. Então, isso ocorrerá por meio de uma compressão maior. Este não é assunto novo. Muito já se especulou sobre quando isso ocorreria. Antes, havia a expectativa de que ocorresse já neste ano. Porém, a versão 33 será a maior de todos tempos. Assim, este recurso acabou adiado.

O plano atual é um aumento a taxa de compressão do sistema de arquivos SquashFS presente na mídia de instalação. Bohdan Khomutskyi da Red Hat está procurando usar da compressão XZ, um tamanho de bloco de 1 MiB, e sem o filtro BCJ.

Fedora 34 vai reduzir mídia de instalação aumentando a compactação

Fedora 34 vai reduzir mídia de instalação aumentando a compactação

Ao fazer isso, deve haver aproximadamente um aumento proporcional de 6,5%/24 segundos de tempo de instalação. No entanto, também haverá uma importantíssima economia de espaço. Ela será de aproximadamente 142 MiB para a mídia de instalação do Fedora. O tempo de instalação não deve regredir muito. Isso por causa de uma mudança planejada para o instalador Anaconda do Fedora.

Reduzir as ISOs em mais de 100 MiB não só beneficia usuários que instalam o Fedora com menos consumo de largura de banda. Além disso, também ajuda a reduzir os requisitos de largura de banda nos espelhos para o projeto Fedora.

Entretanto, tudo isso não passa de plano para o futuro. Os esboços provisórios de compressão de mídia de instalação do Fedora 34 estão nesta página do Wiki. Acesse o link para conhecer todos os detalhes. Afinal, esta importante mudança  chegará em breve. Logo de cara você verá que este era mesmo um recurso previsto para o Fedora 33. O sistema vai estrear neste final de ano, entre outubro e novembro. Porém, a última atualização ocorreu no dia 27 de agosto.