in

Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits

A equipe tem duas semanas para tomar uma decisão.

Confirmado: Fedora 31 abandona repositórios i686

A recente proposta de baixar os repositórios Modular e Everything do Fedora para o próximo lançamento do Fedora 31 ainda está para ser decidida. Isso ocorreu depois que a proposição foi deferida na reunião do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora desta semana. Portanto esta não será uma decisão simples e fácil. É que o Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits.

Qual é a proposta?

A proposta é acabar com os repositórios i686 Modular e Everything começando com o ciclo Fedora 31 no final deste ano. Porém, isso não diz respeito sobre o término do suporte multi-lib. Então, os pacotes de 32 bits continuarão funcionando a partir das instalações do Fedora x86_64.

No entanto, como é a tendência agora, se você ainda estiver executando distribuições Linux i686 (32-bit x86), seus dias estão contados. Separadamente, o Fedora já está querendo abandonar os kernels i686. Da mesma forma, eles não são a única distribuição Linux empurrando para a aposentadoria do sistema x86 de 32 bits.

Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits. No entanto, decisão foi adiada

Fedora 31 não terá mais pacotes do Linux Kernel i686

Na reunião do FESCo de segunda-feira, a decisão de aprovar essa mudança foi adiada com base em uma questão. Assim, foi levantado se isso causaria problemas no processo de construção de módulos localmente se i686 Modular/Everything composes não estiver disponível. Então, isso está sendo investigado agora.

Há duas semanas para o congelamento beta e eles têm até lá para resolver isso. Caso contrário, a queda desses repositórios i686 seria adiada até o Fedora 32 no próximo ano. Mais detalhes podem ser encontrados nas atas da reunião.

Além disso, o Fedora 31 está previsto para sair nos próximos meses.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux

Linux Mint 19.3 previsto para lançamento no Natal com melhorias no HiDPI

Linux Mint 19.2 “Tina” já está disponível para download