in

Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits

A equipe tem duas semanas para tomar uma decisão.

Fedora 32: como usar o EarlyOOM por padrão para lidar melhor com situações de pouca memória

A recente proposta de baixar os repositórios Modular e Everything do Fedora para o próximo lançamento do Fedora 31 ainda está para ser decidida. Isso ocorreu depois que a proposição foi deferida na reunião do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora desta semana. Portanto esta não será uma decisão simples e fácil. É que o Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits.

Qual é a proposta?

A proposta é acabar com os repositórios i686 Modular e Everything começando com o ciclo Fedora 31 no final deste ano. Porém, isso não diz respeito sobre o término do suporte multi-lib. Então, os pacotes de 32 bits continuarão funcionando a partir das instalações do Fedora x86_64.

No entanto, como é a tendência agora, se você ainda estiver executando distribuições Linux i686 (32-bit x86), seus dias estão contados. Separadamente, o Fedora já está querendo abandonar os kernels i686. Da mesma forma, eles não são a única distribuição Linux empurrando para a aposentadoria do sistema x86 de 32 bits.

Fedora deve abandonar kernels i686 e sistemas de 32 bits. No entanto, decisão foi adiada

Fedora 31 não terá mais pacotes do Linux Kernel i686

Na reunião do FESCo de segunda-feira, a decisão de aprovar essa mudança foi adiada com base em uma questão. Assim, foi levantado se isso causaria problemas no processo de construção de módulos localmente se i686 Modular/Everything composes não estiver disponível. Então, isso está sendo investigado agora.

Há duas semanas para o congelamento beta e eles têm até lá para resolver isso. Caso contrário, a queda desses repositórios i686 seria adiada até o Fedora 32 no próximo ano. Mais detalhes podem ser encontrados nas atas da reunião.

Além disso, o Fedora 31 está previsto para sair nos próximos meses.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux

Distro Linux Mint Debian Edition 4 é lançada

Linux Mint 19.2 “Tina” já está disponível para download