Notícias

28/09/2021 às 14:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora Linux 35 Beta lançado para teste público com GNOME 41 Desktop e Linux Kernel 5.14

Fedora Linux 35 Beta lançado para teste público com GNOME 41 Desktop e Linux Kernel 5.14

O Projeto Fedora anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral da versão beta do próximo sistema operacional Fedora Linux 35 para testes públicos. O Fedora Linux 35 é a próxima versão principal da popular distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat e agora está disponível para testes beta públicos um mês antes do lançamento planejado em 26 de outubro de 2021.


Como esperado, o Fedora Linux 35 irá empacotar todas as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto. A versão beta vem com a versão de desenvolvimento RC (Release Candidate) da última série de ambientes de desktop GNOME 41, que traz alguns novos recursos e melhorias interessantes para a edição Fedora Workstation.

Obviamente, o KDE Plasma, Xfce, LXQt e outros Fedora Linux Spins foram atualizados para oferecer aos usuários as melhores e mais recentes versões de seus ambientes de desktop, incluindo o KDE Plasma 5.22.

A novidade nesta versão é o Fedora Kinoite – um ambiente KDE Plasma baseado na tecnologia rpm-ostree. Como o Fedora Silverblue, o Kinoite fornece atualizações atômicas e um sistema operacional imutável para maior confiabilidade.

O Fedora Linux 35 se baseia na mudança para o PipeWire para gerenciamento de áudio, introduzindo o WirePlumber como o gerenciador de sessão padrão. O WirePlumber permite a personalização de regras para o roteamento de fluxos de e para dispositivos.

Claro, há a atualização usual de linguagens de programação e bibliotecas: Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0 e mais!

Fedora Linux 35 Beta lançado para teste público com GNOME 41 Desktop e Linux Kernel 5.14

A novidade nesta versão é o Fedora Kinoite - um ambiente KDE Plasma baseado na tecnologia rpm-ostree. Como o Fedora Silverblue, o Kinoite fornece atualizações atômicas e um sistema operacional imutável para maior confiabilidade.  O Fedora Linux 35 se baseia na mudança para o PipeWire para gerenciamento de áudio, introduzindo o WirePlumber como o gerenciador de sessão padrão. O WirePlumber permite a personalização de regras para o roteamento de fluxos de e para dispositivos.  Claro, há a atualização usual de linguagens de programação e bibliotecas: Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0 e mais!

Seguindo os passos do Fedora Silverblue, esta versão apresenta o Fedora Kinoite, uma edição especial do Fedora Linux apresentando o ambiente de desktop KDE Plasma e baseado na tecnologia rpm-ostree. O Fedora Kinoite promete atualizações atômicas e um sistema operacional de última geração para maior confiabilidade.

A versão beta também vem com WirePlumber, uma sessão modular e gerenciador de políticas para PipeWire por padrão. “O WirePlumber permite a personalização de regras para o roteamento de fluxos de e para dispositivos”, disse o líder do projeto Fedora, Matthew Miller.

Sob o capô, o Fedora Linux 35 Beta é movido pela última série de kernel Linux 5.14 e vem com Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0 e das mais recentes tecnologias GNU/Linux e Open Source.

Você pode baixar o Fedora Linux 35 Beta agora mesmo a partir da página de anúncio de lançamento para dispositivos de 64 bits e ARM. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento do Fedora Linux 35. Portanto, não o instale em uma máquina de produção, nem o use para qualquer trabalho de produção.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.