in

Fedora realiza testes de atualização

A ideia é reunir usuários de todo o mundo para fazer o upgrade da versão 29 para a 30.

fedora-realiza-testes-de-atualizacao

A comunidade Fedora está em festa. Com o lançamento cada vez mais próximo do Fedora 30, será realizado nesta sexta-feira (26/04) o Dia do Teste de Atualização do Fedora. Os desenvolvedores querem a ajuda de usuários para fazer testes finais da versão, antes do lançamento oficial estável.

Como parte desta mudança planejada para o Fedora 30, precisamos da sua ajuda para testar se tudo corre bem!, diz o pedido.

Porém, há alguns pré-requisitos que são solicitados. Há uma página de resultados e clique nos links do título da coluna para ver os testes que precisam ser executados. A maioria dos títulos das colunas são links para um caso de teste específico. Siga as instruções e insira seus resultados clicando no botão Inserir resultado para o teste.

Pré-requisitos para o Dia do Teste

fedora-realiza-testes-de-atualizacao

  • Um sistema (real ou virtual) para instalar o Fedora e não se importar se ele quebrar;
  • Uma imagem do Fedora 29: baixe Workstation ou Server ou o KDE e outras versões;
  • Para casos de teste anteriores: baixar o Fedora 28;
  • Certifique-se de usar a versão mais recente do dnf para F28 instalado;
  • Para testes de upgrade do software gnome, certifique-se de ter o gnome-software-3.28.2-4.fc28 se estiver testando atualizações de F28 a F30.

Se você tiver problemas com qualquer um dos testes, relate o bug para o Bugzilla normalmente para o componente dnf.

Se você não tiver certeza sobre como arquivar o relatório ou quais outras informações incluir, basta perguntar no IRC e nós o ajudaremos.

O Anaconda exibirá um diálogo de erro permitindo que você relate o problema ao Bugzilla. Isso também anexará automaticamente logs, mensagens de erro e traceback ao relatório. Essa forma de reportar bugs é preferida.

Por que atualizar no dia do teste?

Cada vez mais nos aproximamos da data de lançamento final para o Fedora 30. A maioria dos usuários estará atualizando para o Fedora 30 e este dia de teste nos ajudará a entender se tudo está funcionando perfeitamente. Este dia de teste cobrirá uma atualização gráfica do Gnome e uma atualizaçãofeito usando DNF, diz a mensagem da comunidade.

Para mais informações sobre como participar dos testes, acesse este link.

Destaques do lançamento do Fedora 30

Para começar a Comunidade Fedora tem prestado atenção nas necessidades de seus usuários. Uma das novidades mais esperadas para o Fedora 30 é a disponibilidade de novos ambientes , neste caso, dois novos, o DeepinDE e o Pantheon Desktop, além dos que já estão disponíveis tradicionalmente.

O DNF também foi aprimorado. Os metadados do repositório do dnf do Fedora 30, são compactados com o formato zchunk, além de xz ou gzip. O zchunk é um novo formato de compactação projetado para permitir deltas altamente eficientes. Quando os metadados do Fedora são comprimidos usando zchunk, o dnf faz o download apenas das diferenças entre as cópias anteriores dos metadados e a versão atual.

O GNOME 3.32 estará presente no Fedora 30. Assim, você já pode testar e experimentar as novidades. Dentre os destaques do ambiente, podemos citar o visual que foi atualizado, que vão desde ajustes em torno da experiência do usuário, até ícones e a área de trabalho. Portanto, como a lista é grande, você pode conferir todos os detalhes no lançamento oficial do GNOME 3.32.

Do mesmo modo, se quiser conhecer mais detalhes sobre a nova versão do Fedora, acesse este link.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google Project Zero diz que 95,8% de todos os bugs são corrigidos antes de vencer o prazo

Como ativar o modo off-line em Documentos, Planilhas e Apresentações Google

agora-voce-pode-espelhar-a-tela-de-mais-telefones-android-no-windows-10

Agora você pode espelhar a tela de mais telefones Android no Windows 10