A Mozilla lançou hoje o Firefox 107 para download como a versão estável mais recente de seu navegador da Web popular, gratuito, multiplataforma e de código aberto que traz novos recursos e melhorias. O novo Firefox 107 já está disponível com Power Profiling em PCs Linux com CPUs Intel.
A maior mudança no Firefox 107 parece ser o suporte para perfis de energia em sistemas Linux e Mac com CPUs Intel. Esse recurso já era suportado em Macs Windows 11 e Apple M1 desde o Firefox 104, mas agora também está disponível para processadores Intel usados em desktops e laptops Linux/Mac.
O gerador de perfil de energia do Firefox permite visualizar dados de desempenho gravados em navegadores da Web, o que pode ser útil se você estiver usando um laptop e estiver preocupado com a duração da bateria e quiser estendê-la evitando sites que consomem muito uso da CPU.
Firefox 107 já está disponível com Power Profiling em PCs Linux com CPUs Intel
Você pode habilitar o recurso de perfil de energia do Firefox acessando o menu de hambúrguer no canto superior direito da janela e clicando em Mais ferramentas > Ferramentas do desenvolvedor da Web. As Ferramentas do Desenvolvedor Web serão exibidas na parte inferior da tela e você precisará acessar a guia Desempenho e selecionar Energia na lista suspensa.
Em seguida, abra um site que você deseja analisar e clique no botão “Iniciar gravação” quando estiver pronto para criar o perfil. Quando você achar que tem dados suficientes, basta clicar no botão “Capturar gravação” e você poderá ver os resultados em uma nova guia (demorará um pouco para os resultados aparecerem dependendo de quanto tempo você gasto nesse site).
“Os navegadores da Web são aplicativos populares e podem consumir muita energia e, portanto, podem afetar significativamente a vida útil da bateria. Como resultado, vale a pena otimizar (ou seja, reduzir) o consumo de energia causado pelo Firefox e Firefox OS”, diz a documentação da Mozilla sobre perfis de energia.
Função para desenvolvedores
Para desenvolvedores da Web, o Firefox 107 adiciona a propriedade CSS contain-intrinsic-size abreviada para especificar o tamanho de um elemento de interface do usuário que está sujeito à contenção de tamanho. Isso vai permitir que um agente do usuário determine o tamanho de um elemento sem precisar renderizar seus elementos filhos e remove a propriedade obsoleta SVGSVGElement.useCurrentView.
Além disso, torna mais fácil inspecionar janelas pop-up (implementadas pelo WebExtension) usando o DevTools e recarregar as alterações no código-fonte do seu WebExtension usando um novo botão “Recarregar” na caixa de ferramentas do DevTools.
Fora isso, o Firefox 107 vem com a segurança usual e correções de bugs (especialmente bugs relacionados à rolagem) para uma experiência de navegação mais rápida e estável. Você pode baixar os binários para sistemas GNU/Linux de 64 ou 32 bits agora mesmo no site oficial.
Além disso, o lançamento do Firefox 107 também atingirá os repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita no final desta semana se você o tiver instalado a partir daí, portanto, certifique-se de manter suas instalações atualizadas o tempo todo.