A mais nova versão do navegador da Web de código aberto e multiplataforma Firefox 96 da Mozilla já está disponível para download. O lançamento oficial ocorre hoje. Porém, o arquivo para baixar o Firefox 96 já está disponível para download. Como sempre, é possível fazer a atualização para todas as plataformas, ou seja, Windows, Linux, Android e iOS.
O Firefox 96 representa o primeiro lançamento deste navegador de código aberto em 2022. Ele traz um monte de melhorias no desempenho e segurança. Assim, deve tornar sua experiência de navegação na web mais estável, confiável e segura.
Entre outros detalhes, a nova versão do Firefox:
- reduz significativamente a carga do thread principal;
- melhora significativamente a supressão de ruído e o controle de ganho automático;
- e melhora um pouco o cancelamento de eco para fornecer aos usuários uma melhor experiência.
Em termos de segurança, o Firefox 96 reforça a opção padrão Cookie Policy: Same-Site=lax para proteger os usuários contra ataques Cross-Site Request Forgery (CSRF).
Firefox 96 já está disponível para download
Para usuários do Linux, o Firefox 96 traz algumas novidades específicas, já que é o navegador padrão de muitas distribuições. A principal delas diz respeito ao atalho de teclado para a função “Selecionar tudo”. Assim, esse atalho mudou de Alt+A para Ctrl+A. Nas versões anteriores, ambos os atalhos de teclado estavam disponíveis ao selecionar todo o texto de uma página da Web. No entanto, isso muda a partir de agora pois a Mozilla deseja evitar conflitos de teclas de acesso. Do mesmo modo, isso também vai resolver problemas de compatibilidade da Web.
Se você quiser continuar usando o Emacs como atalhos de teclado, por exemplo, você configurou suas configurações do GTK para usar Ctrl+A como uma tecla de atalho para mover o cursor para o início de uma linha, você precisa alterar ui.key.textcontrol.prefer_native_key_bindings_over_builtin_shortcut_key_definitions e ui .key.use_select_all_in_single_line_editor de about:config. Essas preferências estão atualmente desabilitadas por padrão, mas seriam habilitadas por padrão em uma versão futura, diz a Mozilla.
Entre outras mudanças, o Firefox 96:
- tem correção de um problema em que o vídeo deixa cair o SSRC intermitentemente;
- também corrige um problema em que o WebRTC reduz a resolução de compartilhamento de tela;
- corrige a degradação da qualidade do vídeo em determinados sites;
- e adiciona a capacidade de imprimir apenas as páginas pares/ímpares.
Então, é possível baixar imediatamente o Firefox por meio dos arquivos fornecidos diretamente pela Mozilla. No entanto, uma página oficial com o programa está disponível ainda hoje. Outra opção é esperar que a atualização chegue normalmente aos repositórios oficiais de sua distribuição Linux. Isso deve acontecer ao longo desta semana.
Via 9to5Linux