O Firefox 57 está incrível, tão incrível que finalmente o uso como meu navegador padrão novamente. Mas há uma coisa que a versão Linux do Firefox precisa muito: decoração do lado do cliente.
A boa notícia é que o Firefox CSD para Linux está a caminho – e em breve você não precisará executar uma versão de correção do navegador de um repositório obscuro para experimentá-lo.
A última versão do Firefox Nightly permite esconder a barra de título, através da paleta ‘Personalizar’:
A notícia ruim (por enquanto) é que a opção não funciona em todos os desktops.
Tente Você Mesmo
Se você estiver interessado em testar esta funcionalidade, basta baixar o Firefox Nightly no site da Mozilla, descompactar o arquivo e iniciar o navegador usando o binário. Uma vez executado, abra o menu do Firefox> Personalizar> marque a caixa “Barra de título”.
Você precisa sair e reabrir o navegador para que a alteração entre em vigor.
O CSD reduz muito a quantidade de espaço que o Firefox ocupa nos desktops GNOME e Unity. Esta captura de tela que achei no Reddit mostra um pouco isso:
Infelizmente, o Firefox CSD não está funcionando para mim no Ubuntu 17.10 com a compilação de 24 de novembro.
Além disso, se funciona ou não, lembre-se de que essa característica está em desenvolvimento e considerado experimental. Então, devemos ainda esperar bugs, erros e mais erros.
Também não há data específica da Mozilla de quando (ou se) a opção da barra de título/CSD irá entrar em beta ou estável.
Deixe nos comentários o que você achou. Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.