Firefox perde milhões de usuários

A Mozilla acaba de lançar para a primeira vez o relatório de Registros Público Firefox.  Isto é parte de seus esforços para dar transparência e compartilhar os resultados da coleta de dados realizada pelo sistema de telemetria no navegador. Porém, ao contrário do esperado, o Firefox perde milhões de usuários. Isso todos os meses, entre 2017 e 2018.

Este novo dado foi adicionado ao Relatório de Hardware do Firefox, lançado há dois anos, com algumas estatísticas sobre computadores desktop executando o navegador. Desta vez, os novos dados nos dizem coisas como o número de usuários ativos por ano e mês. E um fato que chama a atenção para esses números é o declínio gradual de usuários de abril de 2017 até hoje .

A aposta no Quantum

Firefox perde milhões de usuários

O lançamento do Firefox Quantum em novembro de 2017 foi, talvez, um dos mais comentados na história do Firefox. Sem dúvida, foi um dos mais falados no mundo dos navegadores. Usuários e mídia concordaram que foi uma excelente evolução do Firefox.

Quantum foi e ainda é para a Mozilla essa opção com a qual eles buscam recuperar os usuários perdidos para o Chrome. Está prevista, inclusive, uma reformulação no visual dos produtos da Mozilla, incluindo o Firefox. No entanto, algo não está funcionando como deveria. Apesar do rápido crescimento da versão Quantum com mais de 170 milhões de instalações em seu primeiro mês após o lançamento, os números não são tão bons quanto alguns gostariam.

Atividade do usuário Firefox Relatório de dados públicos 2018 08 28 16 46 54

Usuários ativos por mês do Firefox entre abril de 2017 e agosto de 2018

Números não param de cair

Firefox perde milhões de usuários
Se você olhar para o gráfico de ativos por mês publicado pelos usuários Mozilla, poderá se assustar com os dados. Houve uma queda gradual no número de usuários ativos entre abril de 2017 e agosto de 2018.
A maioria dos usuários baixou o Firefox entre novembro (lançamento do Firefox Quantum) e dezembro 2017. Portanto, observe que foi quando os números chegaram até 305 milhões de Usuários Ativos Mês (UAM).
Firefox vai reformular logo

Porém, a história muda durante 2018, com a queda que chegou a 286 milhões de usuários ativos,sem sinais de recuperação. Entre fevereiro e agosto deste ano, os números continuaram caindo. Atualmente, o Firefox tem pouco mais de 256 milhões de UAM. São mais de 50 milhões de usuários a menos que em 2017 .

É lamentável que esta seja a história, com tantas coisas boas que foram ditas sobre o Firefox Quantum, e com tantas razões para mudar para ele. Mesmo assim, o navegador ainda é incapaz de recuperar seus dias de glória.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Usa Windows e Linux ? Faça backup de tudo com o EaseUS Partition Master Professional

Previous article

KaOS e 4MLinux lançam novas versões

Next article

You may also like

More in Notícias