in

Fly-Pie: um lançador de aplicativos inovador para GNOME

O Fly Pie é mais precisamente descrito como menu de marcação.

GNOME 3.38 RC2 tem alterações de última hora

O Fly-Pie é uma nova maneira sofisticada de lançar seus aplicativos favoritos no GNOME Shell. Apesar de estar em um estágio inicial de desenvolvimento (ou seja: bugs, recursos ausentes etc), já está com uma aparência bastante funcional.

Alguns podem ver alguma familiaridade com o GNOME Pie (GNOME Pie foi o trabalho do desenvolvedor Simon Schneegans; ele também é o desenvolvedor do Fly Pie). Mas o Fly Pie não é um clone ou uma continuação de seu antigo projeto.

Fly-Pie: um lançador de aplicativos para GNOME

Embora conceitualmente semelhante a um menu radial, o Fly Pie é mais precisamente descrito como menu de marcação. Essa abordagem de interação foi desenvolvida em 1994. Em suma: você desenha (marca) linhas de ação para disparar fatias, itens de menu e assim por diante.

Para mais detalhes sobre as motivações e méritos de marcar menus, Schneegans aponta para sua extensão e alguns insights sobre os modelos de interação do usuário em geral. Além disso, há um post de introdução abrangente em seu blog. Mas se você apenas deseja experimentar, pode instalar o GNOME Pie direto de extensions.gnome.org em qualquer distro executando o GNOME Shell 3.36.

Fly-Pie: um lançador de aplicativos inovador para GNOME
O Fly-Pie é uma nova maneira sofisticada de lançar seus aplicativos favoritos no GNOME Shell. Apesar de estar em um estágio inicial de desenvolvimento (ou seja: bugs, recursos ausentes etc), já está com uma aparência bastante funcional. Imagem: Fly-Pie.

Enfim, observe que o Fly Pie está em desenvolvimento. Ele só foi testado no Ubuntu 20.04 com GNOME Shell 3.36. Se você encontrar um bug, ou tiver uma solicitação de recurso, relate no GitHub.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: OMG Ubuntu

GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta

GNOME 3.36.5 lançado com várias melhorias e correções de bugs

Imagens da distribuição GNOME OS estão disponíveis