FreeBSD 13.2 lançado com driver WireGuard e ASLR por padrão para executáveis de 64 bits

FreeBSD 14 Alpha 2 disponível para teste como a última série para plataformas de 32 bits
FreeBSD trabalha no suporte para LinuxBoot e vai de 256 para 1024 CPU Core Limit

Após alguns pequenos atrasos devido a candidatos a lançamentos adicionais, o FreeBSD 13.2-RELEASE agora está oficialmente disponível . Portanto, esta é a última atualização do sistema operacional FreeBSD antes do lançamento do FreeBSD 14.0 neste verão. Então, o FreeBSD 13.2 lançado com driver WireGuard e ASLR por padrão para executáveis de 64 bits.

O FreeBSD 13.2 apresenta uma variedade de melhorias para esta atualização estável do sistema operacional, incluindo:

  • o driver WireGuard “wg” sendo parte de seu kernel, o protocolo de configuração de rede netlink do kernel do FreeBSD agora está disponível;
  • a randomização de layout de espaço de endereço (ASLR) está habilitada por padrão para 64- bit executáveis;
  • o hipervisor Bhyve do FreeBSD suporta mais de 16 vCPUs para convidados, suporte aprimorado para Intel Alder Lake;
  • Kdump tem suporte para decodificar chamadas do sistema Linux e muito mais.

O FreeBSD 13.2 também inclui uma variedade de softwares externos atualizados, como OpenZFS 2.1.9, OpenSSL 1.1.1t e OpenSSH 9.2p1.

Downloads e mais detalhes sobre a versão de hoje do FreeBSD 13.2 via FreeBSD.org .

OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada

Theo de Raadt lançou o OpenBSD 7.3 como o 54º lançamento deste projeto de sistema operacional BSD. OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada

O OpenBSD 7.3 tem toneladas de melhorias, desde novo suporte de hardware até novas inovações de kernel e melhorias de segurança para várias outras atualizações. O OpenBSD 7.3 também é notável por finalmente adicionar criptografia de disco guiada ao seu instalador.

OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada. Os destaques do OpenBSD 7.3 incluem:

  • Novos recursos do kernel incluem waiid, pinsyscall, getthrname, setthrname e outras novas interfaces.
  • Várias melhorias/otimizações de SMP.
  • O suporte a drivers gráficos/display do kernel Direct Rendering Manager (DRM) do OpenBSD foi atualizado em relação ao estado do kernel Linux 6.1 e, ao fazê-lo, o driver AMDGPU agora suporta gráficos RDNA3 mais recentes, bem como os gráficos integrados da série Ryzen 7000 e os mais novos Mendocino/Dragon Range hardware também.
  • Suporte para vários novos Arm SoCs, como o Rockchip RK3566 / RK3568, melhorando os drivers existentes, como melhor suporte para Apple M1.
  • Suporte inicial no instalador para criptografia de disco guiada em imagens do instalador AMD64, i386, RISCV64 e SPARC64.
  • Várias melhorias de segurança da CPU, como mitigação Spectre-BHB para ARM64 e habilitação do recurso ARM64 Data Independent Timing.