in

FSF considera patentes de software uma doença pior que a COVID-19

Ideia é fornecer todo o aparato tecnológico para confecção de material hospitalar no combate à pandemia.

A Free Software Foundation (FSF) fez novos ataques contra o Instituto de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) e demais órgãos ou instituições que são responsáveis por patentes de software em geral. Desta vez, o motivo das críticas está relacionado à crise do COVID-19/coronavírus. Na verdade, a FSF considera essa questão das patentes de software uma doença muito pior que a COVID-19.

Com o USPTO introduzindo um programa piloto de exame prioritário para as patentes relacionadas à COVID-19 durante esta pandemia global, para que possam ser revisadas mais rapidamente. Assim, a Free Software Foundation está mirando nelas.

Em uma nova postagem no blog, o gerente de Licensing and Compliance da FSF, Donald Robertson, chama as patentes de software de “outro tipo de doença” e “o USPTO está fingindo ajudar com a resposta à COVID-19, na verdade está jogando uma grande sobrecarga nas engrenagens da distribuição de suprimentos médicos, para que as pessoas tenham que apresentar nossa própria resposta que realmente ajude.”

publicação do FSF.org termina afirmando que “as patentes de software são outro tipo de doença, e o USPTO decidiu se tornar um super disseminador dessa infecção, o que, por sua vez, agravará as infecções físicas. Junte-se a nós para revidar.

Free Software Foundation (FSF) considera patentes de software uma doença pior que a COVID-19

FSF considera patentes de software uma doença pior que a COVID-19

Em sua “luta contrária às patentes”, a FSF está apoiando uma “Equipe de Resposta COVID-19“. Este, por sua vez, é formado por uma equipe de resposta e grupo médico da FSF COVID-19. Esta equipe mantém uma lista de projetos de software livre relacionados à biologia molecular e bioinformática. Além disso, planejam também reunir arquivos de impressora 3D gratuitos referentes a dispositivos médicos.

Até o momento, eles parecem contar com um capitão da equipe e três participantes para listar essas fontes de arquivos de software e impressoras 3D. Separadamente via LibrePlanet.org é uma iniciativa de “hackers e hospitais” para impressão 3D de equipamentos de proteção individual para hospitais e outros centros médicos em necessidade.