in

FSF reavalia relação com projeto GNU

A discussão está aberta. Participe.

FSF reavalia relação com projeto GNU

A polêmica continua no mundo do software livre. Tudo por conta das declarações polêmicas de Richard Stallman, que provocaram uma onda de discussões nas últimas semanas. E elas parecem estar longe do fim. Como se sabe, RMS renunciou como chefe da FSF, porém permanece como chefe do GNU.Então, por este motivo, a Free Software Foundation está agora reavaliando publicamente sua relação com o GNU.

FSF reavalia relação com projeto GNU após anos de aproximação

FSF reavalia relação com projeto GNU

 

A FSF e o GNU mantêm um relacionamento próximo com a Free Software Foundation, atendendo às necessidades financeiras, infraestrutura técnica, atribuição de direitos autorais, gerenciamento de voluntários e tarefas relacionadas do GNU. Como Richard está fora do FSF, mas não o GNU, complicou esse relacionamento, especialmente com alguns que ainda pediam a remoção do líder do GNU.

A FSF está trabalhando com a “liderança GNU” (também conhecida como RMS) para “um entendimento compartilhado do relacionamento para o futuro”. No entanto, para descobrir esse relacionamento, a Free Software Foundation quer comentários públicos da comunidade de software livre sobre seus pensamentos e sentimentos em relação ao assunto.

FSF reavalia relação com projeto GNU

E o melhor, a discussão de relação é aberta ao público. Quem quiser participar pode ver este anúncio da FSF.org com os detalhes de contato.

A Free Software Foundation (FSF) e o Projeto GNU foram ambos iniciados por Richard M. Stallman (RMS), e ele atuou até recentemente como chefe de ambos. Por isso, a relação entre a FSF e o GNU tem sido fluida.

Como parte de nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento e a distribuição de sistemas operacionais totalmente gratuitos, a FSF fornece ao GNU serviços como patrocínio fiscal, infraestrutura técnica, promoção, atribuição de direitos autorais e gerenciamento de voluntários.

A tomada de decisão do GNU está em grande parte nas mãos da liderança do GNU. Desde que o RMS renunciou ao cargo de presidente da FSF, mas não como chefe do GNU (“Chefe GNUisance”), a FSF agora está trabalhando com a liderança do GNU em um entendimento compartilhado do relacionamento para o futuro. Como parte disso, convidamos comentários de membros da comunidade de software livre em [email protected], diz o comunicado.

FSF reavalia relação com projeto GNU

Contudo, será que vale a pena entrar nesta DR entre a FSF e o Projeto GNU? Qual será o resultado disso?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google lança o recurso de verificação de senha para Chrome

Google lança o recurso de verificação de senha para Chrome

ArcMenu v33 chega com melhorias e suporte ao GNOME 3.34

ArcMenu v33 chega com melhorias e suporte ao GNOME 3.34