O lançamento da nova versão do gerenciador de janelas leve IceWM 1.6 acaba de ser apresentado, versão em que os recursos que se destacam são a introdução de transparência aos ícones, bem como novos comandos para o administrador.
O principal objetivo do projeto IceWM é ter um gerenciador de janelas com boa aparência e ao mesmo tempo leve.
O IceWM pode ser configurado usando arquivos de texto simples localizados no diretório pessoal de cada usuário, facilitando a personalização e a cópia das configurações.
O gerenciador de janelas IceWM inclui opcionalmente uma barra de tarefas, menu, rede e medidores de CPU, verificação de e-mail e relógio.
Há também suporte oficial para os menus GNOME 2.x e KDE 3.x 4.x através de pacotes separados, múltiplos desktops (quatro estão disponíveis por padrão), atalhos de teclado e sons de eventos (via Painel de Controle IceWM).
O IceWM Light é uma versão com menos opções, sem suporte para ícones de inicialização rápida na barra de tarefas.
Por exemplo, consistindo apenas em um menu de texto simples e na barra de tarefas clássica; o que torna o IceWM ainda mais rápido e mais leve.
A partir dos recursos do IceWM, você pode ter o controle total através de combinações de teclado, a capacidade de usar áreas de trabalho virtuais, a barra de tarefas e os menus do aplicativo.
Os applets integrados estão disponíveis para monitorar a CPU, a memória e o tráfego.
Separadamente, várias GUIs de terceiros estão sendo desenvolvidas para personalização, implementações de desktop e editores de menu.
Foi escrito do zero em C++ e está disponível sob os termos da licença GPL em cerca de 20 idiomas. É relativamente leve em termos de uso de RAM e CPU.
Principais novidades do IceWM 1.6
Como mencionado no início, esta nova versão do IceWM 1.6 destaca o novo modo de transparência para ícones (opção –alpha), que quando habilitado, fornece suporte para exibir elementos com componentes de profundidade de cor de 32 bits.
Para definir as cores na configuração, agora você pode usar o formulário “rgba:” e o prefixo “[N]“, em que N determina a proporção percentual do componente.
Também nesta nova versão, na configuração IceWM, novos comandos são propostos: sizeto, pid, systray, xembed, motif e symbol.
Uma nova propriedade de janela “startClose” foi adicionada para fechar instantaneamente janelas desnecessárias.
No IceWM 1.6, a opção TaskBarWorkspacesLimit foi adicionada para determinar o número de ícones da área de trabalho virtual exibidos no painel.
Implementou a capacidade de editar nomes de área de trabalho no painel.
Das outras mudanças que podemos encontrar nesta nova versão que se destacam são:
- Adicionada capacidade de exibir uma tela inicial na inicialização;
- Suporte aprimorado de compilação usando o CMake;
- Propriedades adicionadas _NET_SYSTEM_TRAY_ORIENTATION e _NET_SYSTEM_TRAY_VISUAL;
- O limite no número de desktops virtuais foi removido;
- otimização do processo de inicialização do icewm;
- Configurações adicionais de xrandr foram adicionadas para usar o segundo monitor externo como primário.
Como instalar o IceWM no Debian / Ubuntu / Linux Mint e derivados
Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do gerenciador de janelas IceWM em seus sistemas, podem fazer isso abrindo um Terminal e digitando os seguintes comandos:
Pronto! Você pode começar a usar este gerenciador em seu sistema. Apenas feche sua sessão de usuário atual e inicie um novo, mas selecionado IceWM.
Quanto à configuração, você pode encontrar muitos tutoriais no YouTube.
Na rede existem várias guias, onde eles recomendam o uso de ferramentas como iceme, iceconf, icewmconf e icepref.
Via: Ubunlog