Gigantes da tecnologia do Vale do Silício nos EUA, incluindo Microsoft, Facebook, Google, Reddit, Twitter, LinkedIn e YouTube, se uniram para combater os boatos relacionados ao coronavírus e as informações falsas que flutuam na internet. Em 16 de março de 2020, todas as sete empresas emitiram uma declaração conjunta. Ela trata dos esforços relacionados ao combate às fraudes ligadas ao coronavírus.
Vale do Silício se junta para combater informações falsas sobre o coronavírus
A declaração conjunta disse que as empresas mencionadas estão tentando ajudar milhões de pessoas, permitindo que elas permaneçam conectadas e combatam as fraudes e as informações erradas relacionadas ao surto de coronavírus.
As empresas estão tentando superar as fraudes em suas plataformas e compartilhar atualizações críticas com os usuários, coordenando com as agências de saúde de governos em todo o mundo. A declaração terminou com um pedido para que outras empresas se juntassem à iniciativa para manter as pessoas seguras.
The technology industry is working closely together in coordination with government healthcare agencies around the world on COVID-19 response efforts. Read our full statement. pic.twitter.com/Xn0fhyJLXm
— Google Public Policy (@googlepubpolicy) March 17, 2020
Funcionários do Vale do Silício se encontraram com o governo Trump para discutir uma estratégia para combater a desinformação e os boatos. Conforme relatado pelo The Washington Post, funcionários da IBM, Facebook, Twitter, Cisco e Microsoft conversaram com a administração para reunir recursos, não apenas para ajudar a combater informações falsas sobre o coronavírus na internet, mas também para ajudar os usuários a rastrear o vírus.
Como foi uma reunião privada, não temos certeza dos pontos discutidos lá. No entanto, supõe-se que as próximas mudanças afetarão as políticas de moderação existentes nas empresas.
As teorias da conspiração e as notícias falsas relacionadas ao coronavírus começaram a se espalhar a partir de dezembro de 2019. Foi nessa época que o vírus começou a se espalhar pelo mundo. Os gigantes da tecnologia começaram sua luta contra a desinformação, expondo fraudes e curas falsas do coronavírus. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para conter teorias da conspiração e informações erradas relacionadas ao coronavírus.
Fonte: Fossbytes