Quem usa o programa GIMP para desenhos e animações deve ficar atento à chegada de uma nova versão do programa. Os desenvolvedores do GIMP anunciaram hoje o lançamento do GIMP 2.10.30. Esta é uma atualização estável mais recente do poderoso e popular software editor de imagens de código aberto e chega apenas três meses depois da versão anterior, o GIMP 2.10.28.
O GIMP 2.10.30 é mais uma vez uma versão de correção de bugs, com muitas correções e melhorias incrementais, não tanto no lado dos “novos recursos”.
A principal novidade é que o novo GIMP 2.10.30 para melhorar ainda mais o suporte para vários formatos de arquivo, incluindo AVIF, DDS, HEIF, PBM, PSD e RGBE. Para o formato de arquivo AVIF, este lançamento melhora a funcionalidade de exportação para favorecer o codificador AOM (Alliance for Open Media), que usa o formato de codificação de vídeo AV1 (AOMedia Video 1) aberto e livre de royalties.
Para o formato de arquivo PSD usado pelo famoso software proprietário do Photoshop, a versão GIMP 2.10.30 adiciona suporte para carregar mais subcasos de PSD, como máscaras de camada marcadas com dimensões inválidas, CMYK sem alfa, CMYK sem camadas ou mescladas imagens de um RGBA de 16 bits por canal com um canal alfa opaco.
GIMP 2.10.30 melhora o suporte para arquivos PSD e AVIF
Além disso, esta nova atualização do GIMP 2.10 adiciona suporte para distribuições GNU/Linux mais recentes que usam os portais Freedesktop. A API Freedesktop permitiu que os desenvolvedores implementassem a seleção de cores no display e atualizassem o plug-in Screenshot para usar a API Freedesktop em prioridade em vez de APIs específicas do KDE ou GNOME, que aparentemente são restritas por razões de segurança desde o KDE Plasma 5.20 e GNOME 41.
Entre outras melhorias dignas de nota, o GIMP 2.10.30 atualiza o suporte de metadados no núcleo e nos plug-ins e corrige um bug na ferramenta Texto para seguir a renderização da fonte de subpixel das configurações do seu sistema.“A renderização de subpixel é para GUI em uma tela de um tipo e ordem de pixel específicos e não é adequada para conteúdos de imagem que podem ser ampliados ou reduzidos, exibidos em várias telas ou mesmo impressos”, explicaram os desenvolvedores.
Você pode baixar o GIMP 2.10.30 agora mesmo do site oficial como um aplicativo Flatpak para arquiteturas de 64 bits e AArch64 (ARM64) ou esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas.