Se alguém aí ainda usa o editor de texto Atom do GitHub, há novidades a este respeito. E não necessariamente se trata de uma boa notícia. É que o programa está sendo descontinuado. O GitHub foi adquirido pela Microsoft há alguns anos. Como a Microsoft tem seu próprio editor de texto baseado em Electron no VSCode, era provável, se não inevitável, que um fosse escolhido e outro fosse enlatado. Então, o GitHub elimina Atom Text Editor para se concentrar no VSCode.
Não para diminuir o Atom de forma alguma, mas o VSCode dos dois editores é de longe o mais popular e amplamente utilizado. Caramba, até eu uso o VSCode de vez em quando (embora eu prefira o novo editor de texto do GNOME).
GitHub elimina Atom Text Editor para se concentrar no VSCode. Por que o GitHub ‘Sunsetting’ Atom?
“Hoje, estamos anunciando que estamos encerrando o Atom e arquivaremos todos os projetos sob a organização em 15 de dezembro de 2022”, anunciou o GitHub. O Atom continuou a receber atualizações de manutenção e segurança nos últimos anos, mas, como observa o GitHub, o ‘desenvolvimento significativo de recursos’ parou. Infelizmente, e tão importante quanto isso, também não houve o envolvimento da comunidade no projeto. Esta é a força vital de qualquer código aberto.
Como resultado, o GitHub diz que decidiu “… aposentar o Atom para aumentar nosso compromisso de trazer desenvolvimento de software rápido e confiável para a nuvem por meio do Microsoft Visual Studio Code e do GitHub Codespaces”.
O Atom não viverá como editor de texto, mas ainda deixa um legado muito grande, o Electron. Sim, a estrutura de habilitação de aplicativos de plataforma cruzada que muitos detestam por sua natureza de adição de recursos está em uso por centenas de milhões de usuários de computador todos os dias – mas suas raízes estão no Atom. De fato, o Electron foi originalmente chamado de ‘Atom Shell’.
E agora?
Bem, se você ou alguém que você conhece está usando o Atom, não precisa entrar em pânico – ainda não .
Atom continuará a funcionar muito bem pelo previsível. Mas durante os próximos seis meses, os usuários verão notificações no aplicativo de que o aplicativo está saindo. Em 15 de dezembro de 2022, os (muitos) repositórios relacionados ao Atom no Github serão arquivados e o site oficial do atom.io (presumivelmente) desativado.
Via OMGUbuntu