A fusão recente com o código de desenvolvimento do compositor GNOME Mutter está implementando um encadeamento dedicado de configuração do modo do kernel (KMS) e permite que os movimentos do ponteiro ignorem o encadeamento principal durante os movimentos do sprite do cursor. Em última análise, esse esforço é em torno de movimentos do cursor de baixa latência.
Jonas Ådahl, da Red Hat, começou a trabalhar nessa implementação do thread do kernel Mutter KMS há meio ano e, finalmente, recentemente foi mesclado para o lançamento do GNOME 45 previsto para setembro. Por ter esse encadeamento dedicado, deve haver movimentos de cursor de latência mais baixos e possível evitar a interrupção do cursor. Deve ser uma vitória de latência, embora vários bugs tenham sido relatados desde que esse código foi mesclado no final de julho. Mas dado o tempo e ainda mais de um mês até o lançamento do GNOME 45.0, tudo deve estar em boa forma para a estreia estável.
GNOME Mutter 45 implementa um thread KMS dedicado
Os interessados em saber mais sobre esse trabalho de encadeamento KMS para Mutter podem ver a solicitação de mesclagem do GitLab para obter todos os detalhes.
Desenvolvedores do GNOME trabalham nova forma de gerenciamento de janelas
O GNOME 46 ou posterior provavelmente estará vendo trabalho para revisar o comportamento padrão de gerenciamento de janelas da área de trabalho. Então, os desenvolvedores do GNOME trabalham nova forma de gerenciamento de janelas.
O desenvolvedor do GNOME, Tobias Bernard, escreveu um longo post no blog ontem detalhando o trabalho que está sendo feito pela equipe de design do GNOME para reimaginar seu comportamento de gerenciamento de janelas com este desktop.
Desenvolvedores do GNOME trabalham nova forma de gerenciamento de janelas
Em última análise, eles estão trabalhando em direção a uma abordagem reimaginada que será boa o suficiente para ser o comportamento padrão, em vez de opt-in. Alguns dos principais detalhes incluem:
– Faça automaticamente o que as pessoas provavelmente querem, permita ajustar se necessário
– Fazer uso de espaços de trabalho como uma parte totalmente integrada do fluxo de trabalho
– Metadados mais ricos de aplicativos para permitir uma melhor integração
Nosso conceito atual imagina janelas com três estados de layout potenciais:
– Mosaico, um novo modo de gerenciamento de janelas que combina as melhores partes de ladrilhos e flutuação
– Edge Tiling, ou seja, janelas dividindo a tela de ponta a ponta
– Floating, o clássico modelo de janelas empilhadas.
Esse novo modo de mosaico seria o comportamento padrão e é mais detalhado na postagem do blog.
Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando para visualizar sua nova experiência de gerenciamento de janelas.
Este é um grande esforço e envolverá ter mais metadados de janela e, provavelmente, realizar mais pesquisas de usuários em algumas áreas. O esforço está em seus estágios iniciais e “definitivamente 46+ material e provavelmente levará vários ciclos”.
Mais detalhes sobre este trabalho de gerenciamento de janelas do GNOME através desta postagem no blog.
Conferência GUADEC 2023 começa em Riga para o ambiente de desktop GNOME 45
O Projeto GNOME deu início ao evento anual GUADEC 2023 (GNOME Users And Developers European Conference) em Riga, Letônia, onde a equipe planejará discutir os novos recursos que chegarão ao ambiente de desktop GNOME.
GUADEC 2023 é uma conferência híbrida onde os participantes podem participar pessoalmente se estiverem em Riga, Letônia, bem como on-line a partir do conforto de seus PCs. Esta é a primeira vez desde a pandemia de COVID-19 que a conferência GUADEC terá lugar na Europa.
O GUADEC abre suas portas até 31 de julho para usuários e desenvolvedores do GNOME de todo o mundo, onde eles podem compartilhar conhecimento e discutir os novos recursos e mudanças do próximo grande lançamento de desktop do GNOME, GNOME 45 “Riga”, que será lançado em 20 de setembro de 2023.
Os participantes remotos podem assistir ao vivo na transmissão ao vivo do Day One Track One aqui.