in

Google adiciona VPN WireGuard ao kernel Linux do Android 12

Para cada versão do Android, o Google oferece suporte a várias versões do kernel Linux.

O WireGuard é um protocolo VPN de última geração que adota padrões de criptografia modernos e tem uma base de código segura e auditável. Após sua inclusão no kernel Linux 5.6, o Google agora está adicionando suporte para VPN WireGuard no kernel Linux 5.4 do Android 12.

O Google bifurca cada versão do kernel Linux para incluir patches de interesse para a comunidade que não foram incorporados aos kernels da linha principal ou LTS. Esses kernels são chamados de Android Common Kernels e eles formam a base do lançamento do kernel Linux que vem em todos os dispositivos Android.

Para cada versão do Android, o Google oferece suporte a várias versões do kernel Linux; para o Android 11, atualmente são as versões 4.14 e 4.19 do kernel Linux, enquanto para o Android 12, serão as versões 4.19 e 5.4.

Google adiciona VPN WireGuard ao kernel Linux do Android 12

O típico dispositivo Android roda em cima de um fork do kernel Linux 4.19, mas isso deve mudar assim que o novo silício da Qualcomm e outros fornecedores forem lançados em dispositivos de última geração.

Google adiciona VPN WireGuard ao kernel Linux do Android 12
Após sua inclusão no kernel Linux 5.6, o Google agora está adicionando suporte para VPN WireGuard no kernel Linux 5.4 do Android 12.

Muitos desses próximos dispositivos estarão executando o Android 12 no topo do kernel Linux 5.4; e esses dispositivos podem ser os primeiros a oferecer suporte nativo a WireGuard no Android.

Entre os novos commits para a árvore android12-5.4 do Android Common Kernel, estava o próprio protocolo VPN WireGuard (adicionado pelo desenvolvedor de kernel estável Greg KH).

No entanto, antes que os usuários possam habilitar nativamente uma VPN usando o protocolo WireGuard no Android 12, o Google precisa adicionar APIs para fazer interface com o módulo do kernel.

A VPN WireGuard será compatível com todas as versões do kernel Linux suportadas pelo Android 12. Após sua fusão com a árvore android12-5.4, o suporte nativo do kernel para WireGuard foi adicionado à árvore android-4.19-stable. Isso significa que a aceleração do kernel para WireGuard será suportada no Android 12 em dispositivos com kernel Linux 4.19, bem como 5.4.

Fonte: XDA Developers

KDE Plasma 5.18.6 LTS traz WireGuard VPN, Wayland e melhorias HiDPI

WireGuard portado para o Kernel do OpenBSD

WireGuard 1.0.0 é alternativa VPN moderna e segura ao OpenVPN/IPsec