in

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

Segurança nacional está em risco, diz o governo dos EUA

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

A guerra entre China e Estados Unidos continua no campo comercial, especialmente em relação à Huawei. Agora, depois de banir seu sistema operacional dos aparelhos da gigante chinesa, o Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers. Porém, em substituição ao app norte-americano, a Huawei está atualmente desenvolvendo seu próprio sistema operacional. Assim, a empresa está substituindo o Android e o Windows. Tudo isso após a proibição do governo dos EUA que a proíbe de trabalhar com empresas americanas. Então, o Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

Então, este foi praticamente o único caminho dado para a Huawei devido a proibição do Android. Porém, agora em mais um passo, o Google agora alerta que a empresa chinesa que está construindo seu próprio sistema operacional pode eventualmente afetar a segurança nacional.

Como o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers de acordo com o Google

Um relatório do Financial Times revela que a Alphabet, empresa controladora do Google, alertou que a ordem executiva assinada pelo presidente Trump em maio não permite mais que a gigante das buscas libere os patches do Android para dispositivos Huawei.

Como resultado, a Huawei deve construir seu próprio fork do Android, que deixaria a porta aberta para hackers, porque a empresa chinesa não tem o know-how e a tecnologia necessários para proteger a plataforma contra ataques cibernéticos.

Nenhum serviço do Google

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

Além disso, o sistema operacional da Huawei não teria os serviços do Google, incluindo o Google Play Store. Portanto, a Huawei também teria que criar sua própria loja de aplicativos. O Google implementou vários recursos de segurança na Play Store, incluindo o Play Protect, que ajuda a detectar malware e remover aplicativos maliciosos. Porém, testes de antivírus demonstraram recentemente que a proteção extra do Google não seria tão útil assim.

Contudo, o fato é que sem essa tecnologia, o rival Android da Huawei poderia estar propenso a ataques cibernéticos, e isso poderia se voltar contra o governo dos EUA.

Novo Ark OS

De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, a Huawei quer finalizar seu sistema operacional para dispositivos vendidos na China no começo do segundo semestre. No entanto, o lançamento internacional da plataforma está previsto somente para 2020. Com o codinome Hongmeng e que deve ser chamado Ark OS, este sistema operacional manteria o suporte para aplicativos Android. Assim, a Huawei quer fazer a transição da versão licenciada do Android para a plataforma o mais suave possível.

A Huawei já está oferecendo sua loja de aplicativos nos dispositivos que vende. Porém, a tendência é que fiquem concentrados no o novo sistema operacional.

Imagens de pedido de patente vazadas

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

De acordo com o site IGyaan, as fotos são de um pedido feito pela própria Huawei junto ao Escritório Alemão de Marcas e Patentes, em 24 de maio deste ano. A fabricante chinesa chama a plataforma de Ark OS. Além disso, sugerem que o sistema será bem diferente da atual EMUI, interface proprietária da Huawei adaptada ao Android. O layout é mais simples, priorizando tons mais claros e sem muitos elementos.

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

De acordo com as imagens, o Ark OS se baseará em apps que já existem no sistema do Google. Isso sugere que a plataforma suportará essas ferramentas de maneira nativa. No entanto, o download seria feito por uma loja criada pela própria Huawei e específica para esse sistema operacional.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Preços do Google Stadia são revelados

Preços do Google Stadia são revelados

DXVK 1.3.3 lançado com poucas mudanças

Proton 4.2-6 traz reconstrução do DXVK 1.2.1 e FAudio atualizado