Testes antivírus no Android mostram que você não deve confiar no Google Play Protect

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Não confie em tudo o que vê. A velha máxima vale também para o que está na Google Play Store. Pelo menos é isso o que garante um novo conjunto de testes de antivírus feitos pelo AV-TEST. Portanto, esses testes mostram que os usuários do Android não devem confiar no Google Play Protect como seu produto de segurança móvel exclusivo.

Da mesma forma, a pesquisa incluiu um total de 19 pacotes de segurança para o Android. Assim, eles foram avaliados quanto à proteção, usabilidade e recursos. Cada aplicativo poderia marcar um máximo de 6 pontos para proteção, outros 6 pontos para usabilidade e 1 ponto para recursos.

O máximo de 13 pontos foi obtido com o AhnLab V3 Mobile Security, o Avast Mobile Security, o AVG Antivirus Free, o ESET Endpoint Security, o Kaspersky Lab Internet Security para Android, o Sophos Mobile Security, o Symantec Norton Mobile Security e o Trend Micro Mobile Security.

testes-antivirus-android-mostram-que-voce-nao-deve-confiar-no-google-play-protect

Cada um desses aplicativos recebeu 6 pontos para proteção, 6 pontos para usabilidade e 1 ponto para recursos, com desempenho quase sem falhas.

Aplicativos da Bitdefender, F-Secure, G Data, McAfee e SK Telecom receberam uma pontuação final de 12,5 pontos.

Google Play Protect, desempenho decepcionante

Google Play Protect, desempenho decepcionante

A pontuação mais baixa dessa vez foi obtida por ninguém menos que o Google Play Protect. Este é a proteção integrada disponível na Google Play Store.

A pesquisa mostra que o Play Protect alcançou apenas 3 pontos de usabilidade. Do mesmo modo, marcou zero pontos tanto para proteção quanto para recursos.

Na detecção do mais recente malware para Android em tempo real, o Google Play Protect bloqueou apenas 62% dos arquivos maliciosos. No entanto, a média do setor atualmente está em 97,8%. A detecção do mais recente malware para Android, descoberto nas últimas 4 semanas, foi um pouco mais alto, com 69,2%. Porém, ainda muito abaixo da média de 98,2% do setor.

O Play Protect também emitiu nada menos que 189 falsos avisos. Isso durante a instalação e o uso de aplicativos legítimos da Google Play Store.

Você pode conferir as pontuações completas dos 19 aplicativos incluídos na pesquisa de segurança nas imagens aqui do post.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.