O Google lançou um novo recurso que permite ao navegador Chrome bloquear (descarregar automaticamente) anúncios que usam uma quantidade desproporcional de recursos do sistema.
Esses anúncios são conhecidos por arruinar a experiência de navegação dos usuários, fazendo com que as páginas carreguem mais devagar do que o normal, esgotando a bateria de seus dispositivos e consumindo dados móveis.
Google Chrome começa a bloquear anúncios que tornam o navegador mais lento
O Google está usando um sistema baseado em limites para localizar anúncios pesados, um sistema que irá automaticamente marcá-los como causadores de problemas de desempenho se os usuários não interagirem com eles e se atenderem a estes critérios:
- Usa o thread principal por mais de 60 segundos no total;
- Usa o thread principal por mais de 15 segundos em qualquer janela de 30 segundos;
- Usa mais de 4 megabytes de largura de banda de rede.
Embora apenas 0,3% de todos os anúncios exibidos online excedam esses limites, eles também estão atrás de 26% de todos os dados de rede e 28% de todos os recursos de CPU usados por anúncios online.
Os comportamentos de anúncios desencorajados pelo novo sistema de intervenção do Chrome incluem a mineração de criptomoedas no navegador, o carregamento de imagens grandes e mal compactadas e o carregamento de grandes arquivos de vídeo.
O bloqueio de anúncios pesados também descarrega automaticamente anúncios que executam operações JavaScript com uso intensivo de recursos.
O Google começou a trabalhar nesse recurso em julho de 2019 como parte de um esforço maior de tentar direcionar os anúncios on-line para se tornarem mais amigáveis, com o Chrome bloqueando uma série de anúncios abusivos ou enganosos a partir da versão 71, lançada em dezembro de 2018.
Para filtrar anúncios da web prejudiciais e com muitos recursos, o Chrome segue os Better Ads Standards para determinar se um site está exibindo anúncios potencialmente abusivos.
Fonte: Bleeping Computer