in

Google explica exatamente por que seus aplicativos não estão em novos telefones Huawei

O Google não pode certificar novos telefones Huawei.

Segundo pesquisadores, a maioria dos aplicativos para smartphones possui 'segredos de backdoor' para hackers
Imagem: Reprodução | Engadget.

A proibição do governo contra a Huawei (e a ZTE) impediu amplamente as empresas americanas de trabalharem com elas. Apesar das disputas legais e das negociações comerciais entre os dois países, a proibição ainda está em vigor. Ainda mais, no caso do Google, significa que, embora ainda existam atualizações e serviços disponíveis em dispositivos mais antigos, quaisquer novos telefones da Huawei (como o Mate 30 Pro, mostrado acima) não têm acesso a seus serviços.

Google e os novos telefones Huawei

O Google postou uma explicação mais longa, que disse ser uma resposta a perguntas contínuas sobre o problema. Para usuários finais, especialmente aqueles fora dos EUA e China, pode não estar claro imediatamente por que o conjunto habitual de aplicativos e serviços do Google não está nos novos telefones Huawei e agora há pelo menos uma explicação oficial detalhada a ser mencionada.

Google explica exatamente por que seus aplicativos não estão em novos telefones Huawei
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Além disso, o diretor jurídico do Android & Play, Tristan Ostrowski, expôs a oposição da empresa às pessoas que carregam seus aplicativos. Segundo ele, é porque o Google não pode certificar novos telefones Huawei, devido à proibição. Por isso, ela também citou o risco de segurança comprometida nos dispositivos ou por meio de um aplicativo que foi adulterado. Embora a Huawei tenha sugerido a substituição do Android por seu próprio sistema operacional, ela continua a usar o Android e substituiu os serviços do Google pelos de outras empresas como a TomTom, para mapas e navegação.

Fonte: Engadget

Caso queira ler mais matérias sobre software livre, Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram. Além disso, você pode apenas acompanhar as matérias no canal do site no Telegram, se desejar.

Leia também:

Huawei para os EUA: veja seu próprio histórico de espionagem antes de nos acusar

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Como instalar o Pixelorama no Linux: um editor de pixel e sprite

Como instalar o Pixelorama no Linux: um editor de pixel e sprite

Como a Huawei espera vender a nova linha Mate fora da China sem os serviços do Google?

Como a Huawei espera vender a nova linha Mate fora da China sem os serviços do Google?