Um acordo entre o Google e o Squarespace envolve milhões de nomes de domínios que valem pelo menos US$ 180 milhões. Assim, a gigante da tecnologia Google acaba com mais um serviço e o Domains irá para o Squarespace. De acordo com o mercado, a transferência significa que cerca de dez milhões de nomes de domínio de clientes serão administrados pela Squarespace.
A Squarespace, que fornece serviços de criação e hospedagem de sites, anunciou a aquisição em um comunicado esta semana. Isso ocorre logo depois que o Google Domains provocou drama on-line ao oferecer domínios .zip e .mov, que El Reg considerou um pouco exagerado.
De qualquer forma, o Google Domains é o mais novo integrante do Cemitério do Google e, se você for um cliente GD, em breve será um cliente Squarespace.
“De acordo com nossos esforços para aprimorar nosso foco, firmamos um acordo definitivo com a Squarespace para a aquisição de contas de clientes do negócio de registro de domínios do Google”, confirmou Matt Madrigal, vice-presidente de compras comerciais do Google.
“Apoiar uma transição suave para os clientes nos próximos meses, com a ajuda da equipe do Google Domains, é nossa principal prioridade. A Squarespace pode fornecer uma experiência integrada de compra e gerenciamento de domínios, além de oferecer outras ferramentas que esses clientes podem precisar para construir seus presença on-line.”
Google acaba com mais um serviço e Domains irá para o Squarespace
A Squarespace disse que honrará os preços de renovação definidos anteriormente pelo Google Domains para todos os clientes existentes por 12 meses, enquanto o Google trabalha para encerrar sua unidade de registro de nomes de domínio. As pessoas receberão novos recursos e ferramentas para convencê-los a permanecer no Squarespace quando a empresa assumir o controle.
A Squarespace também deve se tornar o provedor de domínios exclusivo para quem compra um novo domínio por meio do Google Workspace, um hub de software que oferece suporte a ferramentas colaborativas e de produtividade para funcionários.
O acordo vale US$ 180 milhões, segundo a Bloomberg, e inclui a transferência de aproximadamente dez milhões de nomes de domínio para a Squarespace. A empresa espera fechar a aquisição no terceiro trimestre de 2023, se for aprovada pelos reguladores comerciais sem problemas.
“Estamos extremamente orgulhosos de sermos escolhidos para atender os clientes do Google Domains”, acrescentou Anthony Casalena, fundador e CEO da Squarespace. “Os domínios são uma parte crítica da infra-estrutura da Web e uma parte essencial da presença on-line de todas as empresas. Estamos ansiosos para atender a esses novos clientes, já que atendemos milhões usando nossos produtos de domínio e estamos comprometidos em garantir uma transição perfeita.”
O Google começou a registrar nomes de domínio em 2005 e lançou oficialmente o Google Domains uma década depois, oferecendo aos clientes serviços como transferência de domínio, hospedagem de DNS e encaminhamento de e-mail.