Tutoriais

15/01/2022 às 09:50

6 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Habilitar o firewall no Ubuntu Linux

Aumente a segurança do Ubuntu Linux ativando o firewall UFW! Saiba também como liberar serviços!

Habilitar o firewall no Ubuntu Linux

Suponhamos que você acabou de instalar o Ubuntu Linux. Mesmo sendo mais difícil enfrentar problemas com vírus e outros tipos de ataques, eles podem ocorrer. Então, uma maneira segura é habilitar o firewall pela linha de comando. Neste guia, vamos mostrar o passo a passo para ativar o Firewall no Ubuntu Linux, o UFW.


No entanto, todos sabemos que qualquer computador conectado a uma rede é inseguro. Devemos sempre fazer tudo o que pudermos para proteger nossos desktops. Apesar dos riscos, um desktop Ubuntu vai ser exponencialmente mais seguro do que, digamos, um desktop Windows. Portanto, isso não significa que você não deve tomar medidas extras para protegê-lo. Então, recomendamos a ativação do Firewall quanto antes.

Verificando se o firewall UFW no Ubuntu Linux está ativo

De fato, há uma etapa específica que você pode adotar para sempre ativar um firewall. Na verdade o ideia é sempre que instalar qualquer distribuição. Desta forma, você vai tornar o sistema mais seguro. 

Essa etapa é ativar o firewall. Isso mesmo, o firewall do Ubuntu Desktop (também conhecido como Uncomplicated Firewall – ou ufw) está inativo por padrão.

Para verificar se o firewall do Ubuntu Linux está ativo execute os comandos abaixo:

Ativando o firewall no Ubuntu Linux

Para ativar o firewall UFW, execute o comando abaixo:

Terminal
sudo ufw enable

Como liberar conexões SSH no firewall no Ubuntu Linux

Neste ponto, o firewall está ativo e também será iniciado na reinicialização do sistema. No entanto, há um pequeno problema: o firewall agora está em execução e bloqueia todo o tráfego de entrada. No entanto, isso não quer dizer que você vai ficar sem internet ou algo relacionado. Digamos que você tenha o SSH ativado no Ubuntu, ele será bloqueado. Então, para liberá-lo o comando seria:

Terminal
sudo ufw allow ssh

Conforme a imagem anterior, liberamos no firewall do Ubuntu as conexões SSH. Por isso, caso deixe de executar o comando de liberação, a configuração básica do firewall ufw negará conexões SSH.

Portanto, é isso. Esta foi uma pequena dica de como habilitar o firewall no Ubuntu Linux. Agora o Ubuntu Desktop está agora muito mais seguro. Além disso, separamos alguns artigos adicionais sobre SSH.

Artigos sobre SSH no Ubuntu Linux

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.