Tutoriais

13/01/2022 às 12:04

7 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Saiba como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Habilite o SSH no Ubuntu com poucos comandos! Alem disso, saiba mais sobre o SSH!

Saiba como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Por padrão do acesso ROOT via SSH vem desabilitado no Ubuntu, detalhe, em todas versões, esse tutorial pode ser usado em qualquer versão do Ubuntu. Para quem não conhece, o SSH (Secure Shell) permite que você acesse um servidor, por exemplo, como se você estivesse em um terminal. Neste artigo, saiba como habilitar o acesso ROOT via SSH no Ubuntu, em qualquer versão inclusive derivados.

Esse acesso é muito usado por empresas que trabalham com servidores e precisa ter acesso aos servidores do clientes, por este motivo que o acesso SSH é muito requisitado, mas que por questão de segurança, algumas distribuições como o Ubuntu não vem com o SSH habilitado. E nesta dica vamos mostrar como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu.

Nota: Se você for um usuário iniciante, nunca forneça o acesso SSH à desconhecidos. Sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ajudar nos mais variados canais do Ubuntu e claro, de outras distribuições, mas só passe o acesso se você realmente confiar nesta “ajuda”.

Saiba como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu

Primeiro é preciso habilitar o ROOT no Ubuntu, é ele que vai garantir o acesso total ao sistema, em seguida vamos liberar o acesso em um arquivo, tudo é muito simples, não pule nenhum item abaixo.

Primeiro, habilite o ROOT executando o comando abaixo, em seguida digite a senha e depois confirme, lembre-se que ao digitar a senha no terminal, não será exibido asteriscos ou qualquer sinal de digitação, isso também é para garantir a segurança:

Terminal
sudo passwd root

Agora, vamos editar o arquivo que vai habilitar o acesso SSH no Ubuntu, para isso edite o arquivo abaixo, lembre-se de usar o ROOT para editar o arquivo abaixo, escolha o editor que mais gostar, no meu caso o vi:

Se você preferir, temos um artigo onde você vai aprender tudo sobre o editor de texto vi/vim no Linux.

Terminal
vi /etc/ssh/sshd_config

No arquivo você vai encontrar o trecho do código abaixo, procure o item #Authentication como abaixo:

# Authentication:
LoginGraceTime 120
PermitRootLogin prohibit-password
StrictModes yes

Observe que a um item PermitRootLogin prohibit-password agora comente a linha e insira outro item o PermitRootLogin yes logo abaixo para que o acesso SSH seja habilitado no Ubuntu:

# Authentication:
LoginGraceTime 120
#PermitRootLogin prohibit-password
PermitRootLogin yes
StrictModes yes

Por último reinicie o serviço SSHD e pronto, o acesso esta liberado!

Terminal
sudo systemctl restart ssh

Mais sobre SSH no Linux

Se você quer aprender mais sobre SSH em qualquer distribuição Linux, temos mais artigos que talvez você queira ler:

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.