SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Sexo, Amor e Software: Software Livre, Linux e Open Source

Mais que uma história o nascimento de uma grande comunidade livre

Vamos fazer uma viagem pela história do Software Livre, Linux e Open Source, a partir dos primeiros dias nos anos 80 até 2001, assim você vai conhecer a história da comunidade livre.

Um breve resumo…

A maioria dos usuários que vêm para a plataforma GNU/Linux nos dias de hoje parece ter pouco conhecimento da história do Software Livre, Linux e open source. Isso não é bom, pois sem uma comunidade de apoiadores, a tecnologia livre não pode sobreviver.

Isso é muito diferente do que foi há 10 ou 15 anos, quando a principal razão para adotar o Linux foi por causa de sua conexão com o movimento de software livre, que começou na década de 1980 sob Richard Stallman, e estimulado pelo Projeto GNU que ele fundou.
Se você tivesse procurado na virada do século informações sobre o Linux, sua pesquisa teria levado você a centenas de blogs publicados por “jornalistas cidadãos”, que eram as pessoas mais entusiasmadas sobre as ideias por trás do software livre e da GPL, e expondo sobre eles. Linux não se tratava tanto de ser um sistema operacional para colocar o poder nas mãos das pessoas. Isso não é mais verdade. A maioria dos poucos sites que permanecem são empreendimentos comerciais que muitas vezes confundem “liberdade de software” com a mera disponibilidade de código-fonte e um preço grátis.

O movimento

O movimento que Stallman e outros inspiraram foi para a revolução do computador doméstico da década de 1990 até a primeira década deste século, mas na verdade já se tinha uma consciência do movimento na década de 1960. E assim como os defensores do status quo reduziram a história do hippiedom dos anos 60 para “sexo, drogas e rock n ‘roll”, um slogan que deveria ser uma bofetada na  face dos tipos de estabelecimento diretos, que agora é usado para definir e difamar uma geração inteira. As ideias atrás do movimento do software livre estão agora no perigo de serem reduzidas a meramente um modelo de negócio para controlar o software no mundo incorporado.

Assim como o amor livre foi reduzido ao sexo livre, o software livre e de código aberto está sendo reduzido a permissivas licenças de código aberto.

É por isso que hoje estamos felizes em apresentar o “Revolution OS”, um documentário de 2001 que traça os vinte anos de história do GNU, Linux, Open Source e do movimento do Software Livre. Neste filme, você vai encontrar um monte de pessoas que se esforçam para tentar a criação de software fora das garras da multidão proprietária, para trazer o poder de criação de software, distribuição e uso para as pessoas de maneira livre, gente como Stallman, Linus Torvalds, Eric S. Raymond, Bruce Perens e outros.

É importante que você entenda essa história e que se torne parte da comunidade de pessoas dedicadas a manter a tecnologia nas mãos das pessoas de maneira livre.

Sem comunidade, o movimento de tecnologia livre desaparecerá – disso, você pode ter certeza. Jbiddy – FossForce

Neste vídeo você vai conhecer toda a história desta linha do tempo.

Fonte Fonte
Comentários