Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

14/06/2019 às 15:06

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Huawei pode usar Linux Sailfish OS nos smartphones

Huawei pode usar Linux Sailfish OS nos smartphones

Temos falado aqui do drama da Huawei para encontrar um sistema operacional que substitua o Windows nos notebooks e o Android nos smartphones. Assim, a empresa está desenvolvendo seu próprio plano B, chamado Hongmeng na China e Ark fora dele. Porém, esta não é a única opção. A Huawei também está de olho em um sistema operacional russo chamado Aurora, baseado no Linux Sailfish OS da empresa finlandesa Jolla. Assim, a Huawei pode usar Linux Sailfish OS nos smartphones.

O executivo da Huawei, Andrew Williamson, disse que a empresa “presumivelmente” registrará o sistema operacional Hongmeng e que a Huawei está “no processo de potencialmente lançar um substituto”,  segundo a Reuters.

Williamson disse que o Hongmeng OS estaria pronto para estrear em poucos meses no caso de uma guerra comercial completa.

Em maio, o Google confirmou que proibiria a Huawei de usar sua versão proprietária do Android. No entanto, a fabricante chinesa de smartphones ainda está liberada para usar o Android Open Source Project, se quiser.

Como a Huawei pode usar Linux Sailfish OS nos smartphones?

Huawei pode usar Linux Sailfish OS nos smartphones

A editora de notícias russa The Bell agora relata que a Huawei poderia substituir o Android pelo Aurora OS, que é baseado na distribuição Linux Sailfish OS da empresa finlandesa Jolla.

O Aurora OS é de propriedade da russa Rostelecomque também é investidora da Jolla. Presumivelmente, se a Huawei pré-instalasse dispositivos com o Aurora, seria para os dispositivos Huawei vendidos na Rússia e mercados vizinhos.

Em 2016, autoridades russas decidiram tornar o Sailfish o sistema operacional móvel para dispositivos usados ??por agências governamentais russas e corporações estatais.

Os laços de Jolla com a Rússia vêm através de uma parceria com a empresa russa Open Mobile, um empreendimento bancado pelo empresário russo  Grigory Berezkin. Assim, ele também teria investido na Jolla.

A Jolla, por sua vez, calcula que as tensões políticas em todo o mundo estão abrindo oportunidades para isso. O CEO da Jolla, Sami Pienimäki, disse que tinha “claramente mais discussões com, por exemplo, fabricantes de dispositivos chineses”. Então, iniciou novos projetos na Europa com clientes corporativos e governamentais.

A empresa finlandesa garantiu em 2017 um novo investimento para lançar o Sailfish China Consortium. Este é parte de um esforço para construir uma versão chinesa do Sailfish e uma alternativa ao Android. Esse projeto está fazendo um progresso lento.

Pienimäki esperava que um Sailfish para a China demorasse um pouco mais que na Rússia. Neste último, foram três anos até ser implantado.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.