SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Instalando Carteira Bitcoin no Ubuntu 16.04 e derivados

Bitcoin: Veja como instalar sua carteira virtual e fazer suas primeiras transações com a moeda digital.

O BitCoin já é muito conhecido entre todos, são diversas as teses e histórias contadas em torno do mesmo, alguns duvidam que a moeda pode vir a se tornar uma bolha financeira. Nesta dica, saiba como instalar uma Carteira Bitcoin no Ubuntu 16.04 e derivados

Recentemente algumas das histórias, dizem que em determinada hora e data, o misterioso “Satoshi Nakamoto” iria usurpar toda a rede, e levar para si mesmo todo o dinheiro possível com a famosa criptomoeda.

Estas e diversas outras histórias, algumas até um pouco exageradas, tornou-se um pouco do cotidiano de muitos nos mais diversos sites, e até mesmo de conversas entre amigos, nos últimos tempos.

Histórias e contos a parte, sendo elas verdadeiras ou não, cabe a cada um de nós sabermos se é viável, se devemos ou não investir neste modelo de negócio.

O mais importante aqui do nosso tutorial, é ressaltar que a criptografia, e também as criptomoedas ou “Altcoins” são um verdadeiro marco na história da internet mundial, e que não podemos ficar de fora.

Caso o seu conhecimento sobre a criptomoeda ainda é muito pequeno, recomendamos ler e se inteirar mais antes da instalação e utilização da mesma, afinal, estamos tratando de negócios, e também, do nosso suado dinheirinho.

Agora se você, assim como eu, já leu e releu, e está impressionado com o que esse novo padrão de mercado tem para oferecer, e não sabe por onde começar, esta dica de hoje é para você.

Neste breve tutorial, ensinaremos como instalar a famosa “Wallet” na sua máquina Linux, são os primeiros passos para fazer suas primeiras transações com o BitCoin.

Usaremos uma máquina utilizando o Linux Mint 18.2 Sonya, por sua vez baseado no Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, vale lembrar que este tutorial serve para todas as distribuições baseadas no mesmo, e que você poderá seguir estes mesmos passos, sem alterar em nada.

Instalando BitCoin no Ubuntu

É necessário adicionarmos o repositório no seu sistema, por cautela, usaremos o sudo, caso tenha melhor conhecimento sobre gestão de superusuários, poderá seguir com o usuário do root normalmente, apenas retirando dos comandos a palavra “sudo”, para prosseguir utilizem os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:bitcoin/bitcoin

Após digitar a senha do seu usuário, você será questionado se realmente quer adicionar o PPA, aperte “enter” assim como pedido, e aguarde até o fim do processo.

Instalando Carteira Bitcoin no Ubuntu 16.04 e derivados
Adicionando Repositório

O próximo passo é atualizar os repositórios, e em seguida instalarmos o software, digite:

sudo apt-get update

Após atualizados os repositórios, basta instalar a Wallet com o comando:

sudo apt-get install bitcoin-qt

Aguarde até o fim da instalação e já será possível acessar sua carteira BitCoin pelo próprio menu do sistema, ou digitando “bitcoin-qt &” no terminal.

Ao abrir responda algumas breves perguntas sobre o local onde o programa deverá salvar os dados, e então uma tela semelhante abaixo deverá aparecer:

Instalando Carteira Bitcoin no Ubuntu 16.04 e derivados
Telas de Boas Vindas

Se chegou aqui sem erros, parabéns, chegamos ao fim da instalação da carteira BitCoin, você poderá aguardar a atualização dos blocos da rede, ou ocultar caso não queira esperar até a rede sincronizar o que deve tomar um tempo, dependendo da situação e qualidade da mesma.

Daqui para frente é com você, aproveite e faça suas primeiras transferências, e depois diga o que achou, abaixo uma tela da carteira em execução:

Instalando Carteira Bitcoin no Ubuntu 16.04 e derivados
Carteira BitCoin

Rápido e fácil não é mesmo ? Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou até mesmo críticas, não deixe de comentar, você sempre será bem vindo no nosso site, vou ficando por aqui, e até mais pessoal.

Comentários