in

Intel se une à MediaTek para criar modems 5G para PCs

Empresa está procurando uma maneira de permanecer no jogo em relação ao 5G.

Intel se une à MediaTek para criar modems 5G para PCs
Crédito: Joan Cros | NurPhoto via Getty Images.

A Intel desistiu do 5G em smartphones, mas está determinada a levar a tecnologia para os PCs. Dessa forma, a empresa está recrutando um aliado para garantir que isso aconteça. A gigante dos chips está se unindo à MediaTek para criar modems 5G para laptops e outros PCs que podem se beneficiar de uma conexão sempre ativa. A MediaTek será a única a desenvolver e fornecer a tecnologia. A Intel definirá as especificações da solução 5G para a MediaTek, fornecerá otimização, validará projetos e dará o suporte necessário para integrar os modems nos computadores lançados.

As duas empresas esperam ver os primeiros frutos de seu trabalho no início de 2021. Além disso, elas estão trabalhando com a Fibocom para produzir módulos 5G M.2 (o formato usado com frequência para SSDs) adaptados para sistemas baseados em Intel.

Intel e MediaTek juntas pelo 5G

A parceria não é surpreendente quando os dois lados têm interesse em promover o 5G. Embora a Intel não esteja mais no ramo de modem telefônico, sabe que o 5G pode ser crucial para os PCs daqui para frente. Além disso, os PCs permanecem centrais nos planos da empresa. Isso garante que ele tenha uma opção 5G sem precisar dedicar vastos recursos. Para a MediaTek, trata-se mais de expandir suas ambições. A empresa já está investida em 5G para telefones, mas a aliança significa uma grande presença no mundo dos PCs.

Intel se une à MediaTek para criar modems 5G para PCs
A Qualcomm está apresentando laptops 5G usando seus próprios chips.

Certamente há pressão para os dois lados agirem. A Qualcomm está apresentando laptops 5G usando seus próprios chips. Embora eles não estejam prontos para produção, talvez não demore muito para que você possa obter uma máquina com Snapdragon com dados de celular que rivalizam com o acesso mais rápido à internet comum nas casas. Se a Intel e a MediaTek não colaborassem, arriscariam ceder terreno a um rival em comum.

Neste artigo, você viu que a Intel se uniu à MediaTek para criar modems 5G para PCs.

Fonte: Engadget

Leia também:

Qualcomm estabelece fundo de US$ 200 milhões para o 5G!

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

A Europa acabou de ficar sem novos endereços IPv4

A Europa acabou de ficar sem novos endereços IPv4

Usuários do Linux Lite são os primeiros a experimentar o Kernel Linux 5.4

Usuários do Linux Lite são os primeiros a experimentar o Kernel Linux 5.4