Intel vai aumentar preços de chips por conta de ‘pressões inflacionárias’

Clientes começarão a pagar mais por CPUs, chipsets e outros produtos a partir de outubro.

Os preços de quase tudo, no mundo todo, vem subindo nos últimos meses. E isso tem gerado o que chamamos de inflação, quando os preços começam a subir atingindo praticamente todos os produtos indiscriminadamente. Neste sentido, aA Intel planeja aumentar os preços de vários produtos até o mês de outubro.

A Intel confirmou a notícia depois que o mercado financeiro informou na quinta-feira que a fabricante de chips começou a dizer aos clientes que planeja aumentar os preços de uma “maioria de seus microprocessadores e produtos de chips periféricos”.

Isso inclui CPUs para servidores e PCs, bem como chips Wi-Fi e silício de conectividade. A gigante de semicondutores não nos especificou quais produtos seriam impactados.

“Em sua teleconferência de lucros [do primeiro trimestre], a Intel indicou que aumentaria os preços em certos segmentos do negócio devido a pressões inflacionárias. A empresa começou a informar os clientes sobre essas mudanças”, disse um porta-voz da Intel em comunicado.

Fontes do setor dizem que os preços vão subir a partir de outubro quando o quarto trimestre começar – e também afetarão outros tipos de produtos, como chipsets, FPGAs e o NUC mini da Intel.

Os aumentos de preços podem variar de porcentagens de um dígito a, em alguns casos, mais de 10 a 20%. No entanto, os planos não foram finalizados, nos disseram.

Intel vai aumentar preços de chips por conta de ‘pressões inflacionárias’

O movimento não deve ser uma surpresa, já que a indústria de semicondutores, assim como o resto do mundo, está sujeita ao aumento de materiais e custos de produção este ano. Na semana passada, escrevemos sobre como um importante fornecedor de chips, a empresa química japonesa Showa Denko, alertou que espera aumentar os preços, juntando-se a outros fornecedores que planejam fazê-lo.

O uso líquido positivo de água da Intel conta apenas parte da história
Aqui está um caminho além da lei de Moore: chips que misturam fotônica e eletrônica.

A terra de chips da América tem outra escassez potencial: engenheiros eletrônicos
Intel envia ASIC de mineração de criptografia no pior momento possível
Os aumentos de preços planejados da Intel estão chegando depois que analistas alertaram que a indústria de semicondutores está começando a desacelerar após um período de expansão devido à inflação e outros efeitos econômicos globais.

Demanda caiu após dois anos

Ao mesmo tempo, o enfraquecimento da economia fez com que alguns chips, como GPUs, se tornassem prontamente disponíveis após dois anos de escassez. A inflação também está por trás disso, já que orçamentos apertados reduziram a demanda do consumidor. A falha da criptomoeda também é um fator, para GPUs em particular. Isso levou alguns fornecedores a baixar os preços na esperança de inspirar uma nova onda de compras.

Intel vai aumentar preços de chips por conta de ‘pressões inflacionárias’

Embora os preços das GPUs estejam mais baixos do que nos últimos 24 meses, os aumentos de preços dos chips podem se estender além da Intel em um futuro próximo. Isso porque a TSMC e a Samsung, as maiores fabricantes de chips do mundo, planejam aumentar os preços de wafer para seus clientes de design de chips , com a TSMC visando um aumento de um dígito em 2023 e a Samsung fazendo um aumento de 15 a 20% este ano.

Isso levanta a questão de saber se os aumentos de preços irão diminuir ainda mais a demanda em uma economia global enfraquecida que alguns temem que esteja perto de entrar em recessão. De qualquer forma, pensamentos divertidos para uma quinta-feira.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile